A cirurgia do vice-presidente José Alencar começou pouco depois das 17h desta sexta-feira (24), segundo informou a Globo News.
Motivada por uma obstrução no trato digestivo, a intervenção é a 15ª de Alencar, que há 12 anos enfrenta o câncer.
O vice-presidente passa pelo procedimento de colostomia, em que é instalada uma sonda ligada a uma bolsa do lado externo do corpo para recolher resíduos. O procedimento deve durar entre duas e três horas.
O vice-presidente é operado por Raul Cutait, mesmo cirurgião que o operou no dia 9 deste mês, e por Ademar Lopes, que o operou em janeiro.
Na noite desta quinta-feira (23), José Alencar chegou a receber alta e deixou o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após 15 dias de internação.
Mas ele teve de voltar na manhã desta sexta devido às cólicas que sentiu durante a madrugada. O vice-presidente chegou numa ambulância e entrou no hospital em uma maca, com o corpo coberto.
Boletim médico
Leia abaixo íntegra do boletim médico divulgado pelo hospital na tarde desta sexta-feira.
"BOLETIM MÉDICO 24/07/09 14h00
O Vice-Presidente da República, José Alencar, deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, hoje (24/07), às 9h40, com quadro de dor abdominal, em decorrência de nova obstrução intestinal baixa.
Após avaliação clínica e novos exames de imagem e laboratoriais, a equipe médica optou por nova intervenção cirúrgica, a ser realizada na tarde de hoje.
O Vice-Presidente está sob os cuidados dos professores doutores Paulo Hoff, Raul Cutait, Ademar Lopes e Roberto Kalil Filho.
Dr. Antonio Carlos de Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Riad Younes Diretor Clínico"
Lula
A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou, por meio de assessores que acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem ao Paraguai, que ele falou com Alencar pouco depois da nova internação.
Segundo a assessoria, o vice disse a Lula que precisou ser internado novamente por estar sentindo os mesmos sintomas que o levaram à primeira internação, dores abdominais.
Alencar havia recebido alta do Hospital Sírio-Libanês na quinta-feira (23). Internado desde o dia 8 de julho, o vice-presidente foi submetido no último dia 9 a uma cirurgia para tratar uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais e o novo problema foi divulgado na sexta-feira, dia 17.
Foi a 14ª cirurgia do vice-presidente, que luta contra o câncer há 12 anos. Em 25 de janeiro, Alencar, de 77 anos, foi submetido à mais radical intervenção desde a descoberta da doença. Em uma cirurgia com duração de 18 horas, os médicos retiraram tumores do abdome do paciente. Alencar ficou 27 dias internado, nove deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No sábado (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao hospital para uma visita a Alencar. Lula deixou o local sem falar com a imprensa.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião