• Carregando...

Indicados membros do Conselho de Ética

Ficou definido ontem na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o nome dos cinco deputados que farão parte do Conselho de Ética da Casa nos próximos dois anos. O presidente da comissão será Caíto Quintana (PMDB), enquanto Francisco Bührer (PSDB) ocupará a vice-presidência.

Os demais integrantes serão Pedro Lupion (DEM), Professor Lemos (PT) e Wilson Quinteiro (PSB). Já o cargo de corregedor da Assembleia ficará com o deputado Luiz Accorsi (PSDB).

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (19), em segunda discussão, a proposta de emenda à Constituição (PEC) do Paraná que altera a forma de eleição para o comando do Tribunal de Justiça do estado (TJ-PR). De acordo com o projeto da Mesa Executiva da Casa, apresentado em abril do ano passado, qualquer um dos 120 desembargadores poderá concorrer à presidência do TJ. Hoje, apenas os 25 integrantes do Órgão Especial do tribunal são potenciais candidatos.

De acordo com o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), 95 desembargadores enviaram à Mesa da Casa um documento em que manifestam apoio à PEC. No entanto, a medida, que tenta "democratizar" a eleição no TJ, divide opiniões no mundo jurídico. O atual presidente do órgão, Clayton Camargo, em sua posse, no início do mês passado, disse ser favorável à ampliação dos potenciais candidatos ao comando do tribunal. Há quem entenda, porém, que a mudança vai estimular a disputa interna por poder e politizar a entidade.

Nesta quarta (20), a proposta vai ser votada em redação final. Como uma PEC, ao contrário dos projetos de lei, não exigir a sanção do governador, a própria Assembleia já poderá promulgar a mudança na Constituição Estadual depois dessa última votação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]