Indicados membros do Conselho de Ética
Ficou definido ontem na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o nome dos cinco deputados que farão parte do Conselho de Ética da Casa nos próximos dois anos. O presidente da comissão será Caíto Quintana (PMDB), enquanto Francisco Bührer (PSDB) ocupará a vice-presidência.
Os demais integrantes serão Pedro Lupion (DEM), Professor Lemos (PT) e Wilson Quinteiro (PSB). Já o cargo de corregedor da Assembleia ficará com o deputado Luiz Accorsi (PSDB).
Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (19), em segunda discussão, a proposta de emenda à Constituição (PEC) do Paraná que altera a forma de eleição para o comando do Tribunal de Justiça do estado (TJ-PR). De acordo com o projeto da Mesa Executiva da Casa, apresentado em abril do ano passado, qualquer um dos 120 desembargadores poderá concorrer à presidência do TJ. Hoje, apenas os 25 integrantes do Órgão Especial do tribunal são potenciais candidatos.
De acordo com o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), 95 desembargadores enviaram à Mesa da Casa um documento em que manifestam apoio à PEC. No entanto, a medida, que tenta "democratizar" a eleição no TJ, divide opiniões no mundo jurídico. O atual presidente do órgão, Clayton Camargo, em sua posse, no início do mês passado, disse ser favorável à ampliação dos potenciais candidatos ao comando do tribunal. Há quem entenda, porém, que a mudança vai estimular a disputa interna por poder e politizar a entidade.
Nesta quarta (20), a proposta vai ser votada em redação final. Como uma PEC, ao contrário dos projetos de lei, não exigir a sanção do governador, a própria Assembleia já poderá promulgar a mudança na Constituição Estadual depois dessa última votação.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Lula ganha aliado europeu no acordo Mercosul-UE e acerta venda de aviões da Embraer
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Deixe sua opinião