A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) instala hoje uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para fazer um levantamento de entidades que receberam o título de utilidade pública no estado. Segundo o deputado Caíto Quintana (PMDB), idealizador da CEI, pelo menos 6 mil entidades do estado já receberam o título, que permite firmar convênios com o governo e ter acesso a verbas públicas. A ideia é levantar quais entidades ainda existem.
"Queremos saber quantas estão em atividade e quantas têm prestado contas", afirma Quintana. "O próximo passo será fazer um projeto para revogar o título de entidades que não estão mais em funcionamento."
Prazo
A CEI terá um prazo de 30 dias para elaborar um relatório. Depois desse prazo, segundo o deputado, as entidades terão mais 30 dias para apresentar esclarecimentos. Quintana avalia que haverá clima para aprovar o projeto para revogar os títulos. "Não é uma represália, tem muitas entidades que não existem mais. Em toda reunião da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], os deputados sugerem de oito a dez títulos de utilidade pública." Na sessão de ontem, os deputados analisaram três projetos de declaração de utilidade pública.
Dino abre nova crise com Congresso ao barrar emendas e expõe acordo do governo Lula
Em 24 horas, Congresso trocou “justiça tributária” por um acordão de R$ 61 bilhões
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro no Natal
Moraes se defende: conversa com Banco Central era sobre Lei Magnitsky; assista ao Última Análise