Foi realizada nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma audiência pública para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, que limita o poder de investigar crimes pelo Ministério Público (MP). O encontro foi realizado por proposição do deputado Gilberto Martin (PMDB), no Plenarinho da Casa.
Segundo a Alep, além dos deputados federais João Arruda e André Zacharow, ambos do PMDB, e de Martins, participaram da mesa do encontro, o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado, Jairo Estorílio, e o delegado-geral adjunto da PC, Francisco José Batista da Costa, que frisaram a importância da PEC.
Por outro lado, o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Rodrigo Chemim Guimarães, e o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, defenderam a necessidade de que outros órgãos também possam ter poderes de investigação.
Segundo a assessoria de imprensa do deputado federal João Arruda, no encontro também teria sido definida a posição do PMDB-PR em relação à proposta, que seria contrária a limitar as investigações. A presidência do partido, no entanto, desmentiu que foram tomados posicionamentos oficiais do PMDB durante a audiência.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Deixe sua opinião