Foi realizada nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma audiência pública para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, que limita o poder de investigar crimes pelo Ministério Público (MP). O encontro foi realizado por proposição do deputado Gilberto Martin (PMDB), no Plenarinho da Casa.
Segundo a Alep, além dos deputados federais João Arruda e André Zacharow, ambos do PMDB, e de Martins, participaram da mesa do encontro, o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado, Jairo Estorílio, e o delegado-geral adjunto da PC, Francisco José Batista da Costa, que frisaram a importância da PEC.
Por outro lado, o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Rodrigo Chemim Guimarães, e o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, defenderam a necessidade de que outros órgãos também possam ter poderes de investigação.
Segundo a assessoria de imprensa do deputado federal João Arruda, no encontro também teria sido definida a posição do PMDB-PR em relação à proposta, que seria contrária a limitar as investigações. A presidência do partido, no entanto, desmentiu que foram tomados posicionamentos oficiais do PMDB durante a audiência.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia