As autoridades estão em alerta em Rio Branco, no Acre, para a possibilidade de um surto de doenças provocadas pela água contaminada. É a maior enchente dos últimos oito anos na cidade. O nível do Rio Acre continua subindo cerca 20 centímetros por dia. Árvores arrastadas pela enxurrada se acumulam na base de uma ponte, ameaçando a estrutura. Em vários bairros a energia elétrica foi cortada para evitar acidentes.
Os abrigos da prefeitura estão lotados. O número de desalojados chega a 1.600.
As escolas começaram a ser usadas como abrigo e já estão superlotadas. Em uma delas, por exemplo, em uma única sala estão três famílias, cerca de 15 pessoas. A preocupação agora, é que a água também começa a chegar lá.
Com a enchente, as galerias de esgoto transbordaram. O temor agora é com as doenças transmitidas pela água contaminada. Em apenas uma semana, foram registrados 23 casos de leptospirose.
- O que nos preocupa muito é a leptospirose, mas também outras doenças como febre tifóide, hepatite A, as diarréias em crianças e idosos também preocupa e nós estamos tomando providências com relação a isso, tanto preventivamente como do ponto de vista de duração - disse Eduardo Farias, secretário municipal de Saúde.
Deixe sua opinião