• Carregando...
 |
| Foto:
  • Carlos Ayres Britto

Depois de levar milhares de cariocas às ruas em protestos contra a corrupção, o Movimento 31 de Julho resolveu terminar o ano de uma forma bem-humorada: lançou nesta semana no Facebook o concurso "Algemas de Ouro 2011". São nove candidatos, entre eles seis ministros que deixaram o governo Dilma sob suspeitas de irregularidades: Antonio Palocci, Alfredo Nascimento, Wagner Rossi, Pedro Novais, Orlando Silva e Carlos Lupi. Completam a lista a deputada federal Jaqueline Roriz (absolvida pela Câmara, depois de flagrada em vídeo recebendo dinheiro), José Dirceu (ex-ministro e réu no processo do mensalão), além do presidente do Senado, José Sarney. Cada usuário pode votar apenas uma vez até o dia 31 de dezembro, quando a enquete será encerrada.

Para pensar...

"Acho que vai existir muita conversa [com a Câmara dos Deputados], muito diálogo, muita postura construtiva. Entendo que tem segmentos que querem mexer [no projeto], mas, do nosso ponto de vista, o texto tem avanços muito expressivos se comparado ao texto anterior da Câmara."

Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, afirmando que o governo vai buscar "convergência" com os deputados federais para fechar um acordo sobre o Código Florestal.

INSS

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu recuperar, neste ano, cerca de R$ 70 milhões em ouro, dólares e leilões de imóveis da fraudadora do INSS Jorgina de Freitas. O esquema de corrupção ocorreu em 1990. Segundo nota da AGU, a dívida aproximada da quadrilha de Jorgina é de R$ 2 bilhões. Em setembro passado, os procuradores passaram para a União a administração de 44 imóveis sequestrados do advogado Ilson Escóssia, qualificado como o "maior advogado fraudador do INSS".

Cargos

O ex-presidente Lula (foto 1) não só abriu mais espaço que seu antecessor, o tucano Fernando Henrique, a militantes partidários nos cargos comissionados como privilegiou o PT na distribuição dessas vagas, preenchidas sem concurso público. Já os filiados a partidos de oposição não tiveram lugar entre os comissionados no governo Lula. Pesquisa da cientista política Maria Celina D’Araujo, da PUC-RJ, mostra que, na gestão de Lula (2003-2010), 12,6% dos ocupantes de cargos de Direção de Assessoramento Superior (DAS) eram filiados a partidos políticos, proporção quase duas vezes maior que os 6,5% da administração tucana (1995-2002).

Pinga-fogo

"O CNJ tem agido à luz do dia, não tem agido às escondidas. Manteve contato de forma oficial, preto no branco. Como cidadão vejo que o CNJ tem agido formal­­mente, com troca de corres­­pondências e certamente com o melhores propósitos."

Carlos Ayres Britto (foto 2), ministro do Supremo, sobre o poder de investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dividiu integrantes do Poder Judiciário nos últimos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]