Os vereadores de Curitiba elegem hoje a nova Mesa Executiva que vai administrar a Câmara Municipal pelos próximos dois anos. Paulo Salamuni (PV, foto) é o mais cotado para assumir a presidência, mas pode haver surpresas. Os vereadores esperam entrar num consenso para lançar apenas uma chapa e, assim, passar a imagem de coesão diante das denúncias de corrupção que envolveram a Casa na legislatura passada. Nos bastidores, as conversas são constantes e os parlamentares só aceitam votar em Salamuni se ele respeitar a regra da proporcionalidade entre os partidos ou seja, legendas com as maiores bancadas ficariam com os melhores cargos na Mesa. Caso contrário, a candidatura mais viável seria a do vereador Pastor Valdemir Soares (PRB). Tudo deve ser resolvido num almoço que acontece hoje.
O número
39% pronunciamentos a menos foi o que a presidente Dilma Rousseff fez em relação ao ex-presidente Lula, na comparação dos dois primeiros anos de mandato de ambos. Ela também é mais sucinta do que Lula: suas manifestações têm, em média, 16% menos palavras. O levantamento foi divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Bertoldi mantido
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), deve anunciar hoje o nome do deputado estadual licenciado Osmar Bertoldi (DEM) como secretário municipal. Ele deve ser o único remanescente do primeiro escalão do governo de Luciano Ducci (PSB) a permanecer na prefeitura. Bertoldi, que na gestão de Ducci comandava a Secretaria de Habitação, deve ser mantido na mesma pasta. Ontem, após a posse, o prefeito afirmou que a conversa com Bertoldi estava muito bem encaminhada e que precisava falar com ele antes de confirmar a nomeação.
Estamos de olho
Um grupo de manifestantes (foto 1) compareceu ontem à posse dos vereadores de Curitiba para mostrar que vai cobrar, desde o início do mandato, o cumprimento das promessas de campanha. Usando máscaras e segurando cartazes, o grupo lembrava que parte dos vereadores votou aumentos dos próprios salários, além de ter prometido obras que não foram executadas.
Paranaense na eleição da OAB
O vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Alberto de Paula Machado, vai disputar a presidência nacional da instituição. Machado disputará o comando da OAB com o atual secretário-geral, Marcus Vinícius Furtado Coêlho. O registro das duas chapas fará com que a direção nacional da OAB tenha uma disputa inédita em 15 anos. Os últimos cinco presidentes da Ordem foram eleitos sem concorrência.
Pinga-fogo
"Propostas precisam ser cumpridas e não registradas em cartório."
Gustavo Fruet (PDT), novo prefeito de Curitiba, dando uma alfinetada no governador Beto Richa (PSDB), que costuma registrar em cartório suas propostas de campanha.
Colaboraram: Karlos Kohlbach, Anderson Gonçalves e Euclides Lucas Garcia.