• Carregando...
Ex-senadora Serys Slhessarenko | José Cruz/ABr
Ex-senadora Serys Slhessarenko| Foto: José Cruz/ABr
  • Senador Randolfe Rodrigues
  • José Sarney: contra o sigilo. Mas depende de qual.

O PSDB promete apresentar requerimento nas comissões técnicas da Câmara dos Deputados para convidar a ex-senadora Serys Slhessarenko (foto) para explicar declarações dela publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo a respeito do envolvimento de petistas na montagem de dossiês na campanha de 2006. Serys, suspensa pelo PT de Mato Grosso por infidelidade, afirmou que o também petista Expedito Veloso, implicado no "escândalo dos aloprados", admitiu em conversas com ela que integrantes do partido haviam montado dossiês na campanha de 2006. Segundo o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), os tucanos também pretendem incluir a ex-senadora na lista de testemunhas do pedido de reabertura das investigações sobre o caso que envolve o ministro de Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante. O ministro teria negociado a compra de um suposto dossiê contra o adversário dele na eleição ao governo de São Paulo, o tucano José Serra.

Para pensar...

"Sei que a avaliação deixa a desejar e muito. Há problemas e vamos trabalhar para que sejam superados. Mas muitas vezes as pessoas não têm acesso às informações, e essa falta de interação estimula juízos de valor que nem sempre correspondem à realidade do trabalho legislativo."

Flexa Ribeiro, senador (PSDB-PA) e ouvidor do Senado, justificando a má-fama do Poder Legislativo brasileiro. A Ouvidoria do Senado vai receber críticas, denúncias e sugestões dos cidadãos sobre as atividades da Casa e será instalada na terça-feira.

Em votação

Os vereadores curitibanos votam na segunda-feira a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2012, em primeiro turno. A previsão orçamentária para o próximo ano é de R$ 5,03 bilhões. O texto orginal recebeu 18 emendas. A LDO regula o planejamento dos orçamentos fiscal, de investimento e de seguridade social do município.

Fraude

O ex-deputado federal André Luiz Lopes da Silva (ex-PMDB) e o sócio dele Luiz Carlos da Rocha Novaes foram denunciados pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro por fraude no recebimento de verba indenizatória paga pela Câmara dos Deputados. Com uma simulação de contrato de locação de um imóvel no centro do Rio de Janeiro, pertencente aos dois, ele conseguiram receber indevidamente, pelo menos R$ 189 mil dos cofres públicos, denuncia do MPF. Eleito para exercer a função de deputado federal no período de 2003 a 2006, André Luiz foi cassado em 2005 por falta de decoro parlamentar.

Tiririca

Na quinta-feira, o Partido da República levou ao ar uma propaganda com sua maior estrela - o deputado federal Tiririca (PR-SP). Nela, o palhaço explica que já está aprendendo o que faz um parlamentar. O ensinamento número um é que não pode contratar parentes. Parece pouco, mas em cinco meses de mandato ele aprendeu algo que a política do Paraná insiste em não aprender desde 1853.

Para os mais pobres (foto 1)

Uma nova fórmula para servir de base para a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) está sendo apresentada pelos senadores Randolfe Rodrigues (PSol-AP, foto) e Romero Jucá (PMDB-RR). Um projeto de lei de autoria dos dois muda os critérios para a distribuição do fundo, levando em consideração índices como o de Desenvolvimento Humano, de saneamento básico das residências e o de preservação ambiental, a arrecadação dos impostos estaduais e renda per capita da população, entre outras coisas. "É um bolo dividido entre 27 irmãozinhos. O irmão que tem maior dificuldade de se manter, recebe mais. Os que têm arrecadação maior, como é o caso do todo-poderoso irmão São Paulo, recebem menos", explica Rodrigues.

Pinga-fogo (foto 2)

"Não se pode prejudicar o que já foi concedido, mas daqui para frente tem que ter uma distribuição mais racional. Temos que encontrar uma forma na qual a riqueza do pré-sal possa ser redistribuída por todo o país."

José Sarney, presidente do Senado (PMDB-AP), defendendo a distribuição igualitária para todos os estados dos recursos dos royalties da exploração do petróleo na camada pré-sal.

Leia mais em www.gazetadopovo.com.br/blog/conexaobrasilia

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]