Cerca de 4.500 bolsistas do programa Universidade para Todos (Prouni) começarão a receber auxílio de R$ 300 mensais a partir de março. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Celso Carneiro.
Ganharão o benefício apenas alunos dos chamados cursos integrais, como medicina e odontologia, cuja carga horária ocupa o dia inteiro e não deixa tempo para trabalhar.
Carneiro disse que sete estados já assinaram convênio com o MEC para dar auxílio financeiro a universitários com bolsa parcial do ProUni a partir deste ano.
O ministério incentiva essa prática, mas quem banca a iniciativa e define o valor da ajuda são os estados. A idéia é que o auxílio seja suficiente para pagar o restante das mensalidades.
Segundo o diretor, foram firmados convênios com Amapá, Pernambuco, Tocantins, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Maranhão.
O Prouni dá bolsas a alunos de baixa renda, com direito a cotas para índios e negros, em universidades particulares. Em troca, as instituições ganham isenções fiscais. Foram oferecidas 112 mil bolsas em 2005 e, a partir deste semestre, mais 91.100, das quais 5.180 ainda não foram preenchidas. As inscrições para as vagas remanescentes devem ser feitas até sábado pela internet.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Deixe sua opinião