Pesquisa de intenção de votos, divulgada neste domingo (22) pelo Instituto Datafolha, indica que, no Paraná, dois nomes do PSDB estão na frente na disputa pelo governo em quatro possíveis cenários pesquisados para a eleição de 2010. Tanto o senador Álvaro Dias quanto o prefeito de Curitiba, Beto Richa, têm 39% das intenções de voto no cenário em que o senador Osmar Dias (PDT) está incluído.
Dias tem 31% das intenções de voto no confronto com Richa. Neste cenário, o atual vice-governador, Orlando Pessuti (PMDB), tem 7% das citações. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), recebe 3%.
Veja como seria a eleição se o PT não apresentasse candidato e com Álvaro Dias à frente do PSDB:
Álvaro Dias (PSDB) - 39%Osmar Dias (PDT) - 27%Rubens Bueno (PPS) - 8%Orlando Pessuti (PMDB) - 6%Em branco/nulo/nenhum - 12%Não sabe - 8%
Veja como seria o cenário se o PT não apresentasse candidato e com Beto Richa à frente do PSDB:
Beto Richa (PSDB) - 39%Osmar Dias (PDT) - 31%Orlando Pessuti (PMDB) - 7%Rubens Bueno (PPS) - 6%Em branco/nulo/nenhum - 10%Não sabe - 7%
Veja como seria o cenário se o PT apresentasse candidato e com Álvaro Dias à frente do PSDB:
Álvaro Dias (PSDB) - 52%Rubens Bueno (PPS) - 10%Orlando Pessuti (PMDB) - 8%Paulo Bernardo (PT) - 3%Em branco/nulo/nenhum - 17%Não sabe - 11%
Veja como seria o cenário se o PT apresentasse candidato e com Beto Richa à frente do PSDB:
Beto Richa (PSDB) - 52%Rubens Bueno (PPS) - 10%Orlando Pessuti (PMDB) - 8%Paulo Bernardo (PT) - 4%Em branco/nulo/nenhum - 16%Não sabe - 11%
O levantamento ouviu 1.038 pessoas entre 16 e 19 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais.
São Paulo
Derrotado nas eleições municipais do ano passado, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) lidera com folga pesquisa de intenção de voto para o governo do Estado. O tucano tem 41% de preferência contra 13% da ex-prefeita da capital Marta Suplicy (PT), também derrotada no último pleito. A petista está tecnicamente empatada com o deputado federal Paulo Maluf (PP), que tem 12% das intenções de voto.
Em seguida aparecem Luiza Erundina (PSB), com 7%, Soninha Francine (PPS), com 5%, Paulinho da Força (PDT), com 3%, e Campos Machado (PTB), Ivan Valente (Psol) e Paulo Skaf (sem partido), cada um com 1% das intenções de voto.
No cenário em que o candidato do PT é o ministro da Educação, Fernando Haddad, Alckmin, atual secretário do Desenvolvimento do governo José Serra (PSDB), chega a ter 46% das intenções de voto. Haddad não passa de 1% da preferência - atrás de Maluf (13%), Erundina (10%), Soninha (6%), Paulinho (3%) e Campos Machado (2%). Skaf e Valente também têm, cada um, 1%.
Quando o candidato petista testado é Antonio Palocci, Alckmin obtém 45% da preferência dos eleitores e Palocci aparece com 3% - mesmo porcentual de Paulinho da Força. Maluf aparece com 13% das intenções e Erundina com 9%. Em seguida estão Soninha (6%), Campos Machado (2%), Valente (1%) e Skaf (1%).
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados são questionados livremente sobre em quem gostariam de votar para governador, o atual chefe do Executivo estadual, José Serra, é citado por 12% das pessoas. Alckmin vem em seguida, com 9%. Marta soma 3% das intenções de voto, e Maluf 1%. Mais da metade (56%) dos paulistas, porém, não soube citar um nome espontaneamente.
O ex-governador Paulo Maluf poderia reassumir o Palácio dos Bandeirantes caso o candidato do PSDB fosse o secretário da Casa Civil de Serra, Aloysio Nunes, que varia entre 2% e 3% da preferência dos entrevistados pelo Datafolha. O deputado do PP, ex-prefeito da capital e ex-governador de SP lidera o cenário com preferência de até 20%. Maluf tem a maior vantagem sobre os adversários quando Haddad e Palocci são testados como candidatos pelo PT. Em relação a Marta, Maluf chega a 17% das intenções de voto, contra 19% da petista.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 2.062 moradores do Estado de São Paulo com 16 anos ou mais, entre os dias 16 e 19 de março.
Santa Catarina
Mesmo após duas derrotas seguidas do PP em eleições para o governo de Santa Catarina, a deputada federal Angela Amin aparece como o principal nome ao governo em 2010.
A senadora Ideli Salvatti (PT) aparece em segundo lugar nos três cenários pesquisados --sendo que em dois está tecnicamente empatada com aliados do atual governador, Luiz Henrique da Silveira (PMDB) -- Leonel Pavan (PSDB) e Dário Berger (PMDB).
A margem de erro é de três pontos percentuais, e a pesquisa ouviu 964 pessoas entre os dias 16 e 19 de março.
Minas
Em Minas Gerais, o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), tem vantagem sobre os demais possíveis candidatos. Em quatro situações apresentadas aos eleitores, Costa lidera com intenções de voto variando de 37 a 43 por cento.
No Estado, foram ouvidos 1.073 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a governadora Yeda Crusius (PSDB) está em terceiro lugar na disputa, atrás do ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), e do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB). A pesquisa ouviu 1.092 pessoas entre os dias 16 e 19 março. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Deixe sua opinião