O senador Alvaro Dias (PSDB) negou que tenha decidido se filiar ao PV, mas confirmou a existência de conversas com o partido. Na noite desta quarta-feira (14), a jornalista Eliane Cantanhêde disse, no programa Em Pauta, da Globonews, que Alvaro já estava decidido a ingressar no partido. Em entrevista à Gazeta do Povo, porém, o senador disse que está “na mesma situação de antes”.
Em agosto, Alvaro declarou que sua permanência no PSDB causa “desconforto” tanto para si mesmo quanto para os outros filiados do partido. Ele disse, ainda, que havia sido convidado por PDT, PSB e “partidos menores”, mas que estava analisando seu desembarque do tucanato “com muita cautela”.
Nesta quarta, o senador declarou que sua situação não teve “nenhuma evolução” e que continua conversando com outros partidos sobre uma eventual saída do PSDB. Ele disse, também, que tem negociado com o PV e com o PSB, mas que “não há nenhum fato concreto” até o momento.
Desconforto
O desconforto de Alvaro no ninho tucano é antigo. Em 2010, ele se desentendeu com o então candidato a governador pelo partido, Beto Richa (PSDB). Desde então, ele fez repetidas críticas às práticas de Richa como governador, inclusive comparando seu governo a um “balcão de negócios”. Em 2014, os dois compuseram a mesma chapa, mas fizeram campanha de forma praticamente independente.
Além disso, Alvaro está descontente com a direção nacional do partido. No seu entendimento, o poder decisório está dividido entre Minas Gerais e São Paulo, deixando políticos de outros estados em segundo plano. Não seria a primeira saída de Alvaro do partido: em 2001, ele foi expulso da legenda por ser favorável à criação de uma CPI para investigar irregularidades envolvendo o governo Fernando Henrique Cardoso.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião