"Temos que aprovar todos os projetos contra o roubo do pedágio. As concessionárias que fiquem com o ônus de entrar na justiça para derrubar as leis."
Nereu Moura (PMDB), deputado estadual, defendendo ontem, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), parecer favorável para os projetos de redução ou isenção da tarifa.
Alvo Um pacote de propostas contra o pedágio que tramita na Assembléia começa a ser votado. Ontem, foi aprovado em primeira discussão no plenário o projeto do deputado Antônio Anibelli (PMDB) que isenta da taxa de pedágio os veículos pertencentes a moradores dos municípios onde estão localizadas as praças de pedágio. Na CCJ também recebeu parecer favorável o projeto que isenta da cobrança da tarifa motocicletas de até 125 cilindradas, de autoria de Ademar Traiano (PSDB).
Fora O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), comemorou ontem a decisão da presidência de instalar a comissão especial da propaganda, mas em relação a outra comissão que vai investigar o pedágio, disse que não quer participar. "Já foi feita CPI sobre isso e o assunto já foi discutido. Melhor seria o governador cumprir a palavra dele de acabar com o pedágio", disse o deputado. O PSDB indicou para fazer parte da CEI do pedágio Francisco Buhrer e Miltinho Pupio.
Dúvida Os deputados aprovaram rapidamente ontem um ofício do TC pedindo a prorrogação para a apresentação prévia das contas do governo referentes a 2006. O prazo para o parecer do TC encerrou em 14 de junho, mas será adiado para 29 de julho. A justificativa do relator da contas, conselheiro Henrique Naigeboren é de que alguns números apresentados pelo governo necessitam de diligências externas.
Nepotismo O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), vai hoje ao Ministério Público conversar com a promotora Terezinha Signorini a respeito da recomendação do órgão que pede a exoneração de parentes de deputados contratados em cargos de comissão. Em reunião ontem com a Mesa Executiva, Justus foi informado de que grande parte dos deputados já havia respondido ao MP. Segundo o presidente da Assembléia, o Tribunal de Justiça tem se manifestado de forma diferente ao MP sobre o assunto. "Já há uma jurisprudência contrária à recomendação (de demitir os parentes)", disse.
Campeã A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa ouve hoje, às 10h30, a advogada Ivone Razolin, que ingressou com mais de 60 pedidos de liminares contra a Secretaria Estadual de Saúde para garantir a distribuição de medicamentos especiais. Ivone é considera a campeã de liminares. Os deputados querem saber se existe alguma influência dos laboratórios farmacêuticos nessas ações, como suspeita o governo do estado.
Auditoria A equipe de auditores do Tribunal de Contas da União vai começar as investigações de campo na Secretaria de Estado do Trabalho na próxima segunda-feira, à tarde. A informação é do secretário de controle externo da unidade do TCU no Paraná, Rafael Muniz. Segundo ele, a primeira etapa do trabalho consiste em realizar levantamentos preliminares.
Contestação A Casa Civil, em nota encaminhada à Gazeta do Povo, contestou as declarações de Beto Richa (PSDB), feitas na segunda-feira, de que o governo do estado teria criado um "pretexto" para suspender o repasse de R$ 64 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), após as eleições do ano passado. Na declaração, Richa havia dito que o "pretexto" não existia quando os convênios para o repasse haviam sido assinados, antes das eleições.
Inadimplência O governo do estado explicou que, na época, Curitiba não estava inscrita no Cadastro de Inadimplentes do Estado (Cadin), o que só veio a ocorrer depois. A nota ainda afirma que o FDU estava encerrando os contratos com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e começava a operar como fundo rotativo. E, segundo a Casa Civil, para que a saúde financeira do fundo permanecesse preservada, os municípios não poderiam estar inadimplentes. Curitiba, segundo o governo, não honrou uma dívida da época da implantação da CIC.
Pinga-fogo
O presidente nacional do PMDB, Michel Temer, estará em Curitiba amanhã à noite e será recepcionado pelo presidente do partido no Paraná, Renato Adur. Os dois vão jantar na casa do governador Roberto Requião (PMDB) para discutir as estratégias do partido para 2008. Enquanto todos os vereadores de Curitiba precisaram levantar a cada rejeição das 33 emendas propostas pelo PT para a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o vereador Paulo Salamuni (PV) apenas levantava o braço O privilégio foi em função de um acidente de motocicleta, na sexta-feira, que não levou a fraturas, mas deixou o vereador com dificuldade de locomoção O PSB de Curitiba pode aumentar a bancada na Câmara O presidente da legenda, Luciano Ducci, e os vereadores Julieta Reis e Valdenir Dias convidaram Tico Kuzma (sem partido) para um almoço na segunda feira e devem convidá-lo para ingressar no partido.
Inelegibilidade de Caiado embaralha ainda mais a disputa pela presidência em 2026
Oposição e juristas questionam prisão de Braga Netto sem indícios atuais de obstrução
Lula diz que Braga Netto tem direito à presunção de inocência que ele não teve
Revista da “direita woke” publica Karl Marx sem querer em pegadinha de crítico
Deixe sua opinião