A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuou na manhã deste sábado (17) a companhia aérea Gol por causa de um atraso superior a seis horas no vôo 1815, que deveria ter saído de São Luís (MA) às 3h25 mas, até o fim da manhã, ainda não havia decolado. A autuação foi feita porque a empresa aérea não comunicou o atraso aos passageiros com antecedência.
Apesar de a multa ser em razão de atraso superior a seis horas, o atraso pode ter sido quase de dez horas. Isso porque, segundo informações do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, o vôo saiu somente ao meio dia. A informação não é oficial. A Anac ainda não tinha informações sobre a decolagem do vôo 1815 até as 16h deste sábado.
Depois de decolar, o vôo 1815 da Gol deveria ter feito escala em Fortaleza (5h25) e Brasília, onde chegaria às 9h35, com destino final a Congonhas (11h10), em São Paulo. Os passageiros que estavam em Brasília e iriam para São Paulo embarcaram em outro vôo.
No aeroporto de Congonhas, a previsão é de que o vôo 1815 chegue às 17h50, mais de seis horas depois da previsão inicial.
A Anac não soube informar o motivo do atraso nem o valor da multa a ser aplicada à empresa, esclarecendo que ainda está sendo verificado exatamente o que foi desrespeitado pela Gol. "O valor da multa ainda vai ser analisado pela Gerência de Fiscalização da Agência Reguladora. A empresa pode recorrer da infração", diz a nota da agência.
Segundo a Anac, até as 15h haviam sido registradas 13 reclamações, sendo sete referentes ao vôo que motivou a autuação.
De acordo O Globo online, a Gol informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está apurando o que aconteceu, mas, preliminarmente, acredita que houve problema no aeroporto de Belém, de onde deveria ter partido a aeronave que iria a São Luís.
Aeroportos
Dos 827 vôos programados para a manhã deste sábado (17), 258 enfrentaram atrasos superiores a 45 minutos, segundo boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) às 12h30. O número equivale a 31,2% dos pousos e decolagens programados para esta manhã.
Em relação aos atrasos nos aeroportos, a Anac informou que "as partidas e decolagens programadas sofreram reflexos do intenso movimento da sexta-feira". Às 21h05, 626 vôos tinham atrasos com mais de 45 minutos na noite de sexta.
A agência informou que organizou um esquema especial para este feriado, reforçando o corpo de técnicos e fiscais nos 15 aeroportos de maior movimento. Segundo a Anac, não teriam sido registrados incidentes em outros aeroportos.
O próximo boletim da Infraero sobre a situação dos vôos em todo o país deve sair às 18h deste sábado.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são