A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuou na manhã deste sábado (17) a companhia aérea Gol por causa de um atraso superior a seis horas no vôo 1815, que deveria ter saído de São Luís (MA) às 3h25 mas, até o fim da manhã, ainda não havia decolado. A autuação foi feita porque a empresa aérea não comunicou o atraso aos passageiros com antecedência.
Apesar de a multa ser em razão de atraso superior a seis horas, o atraso pode ter sido quase de dez horas. Isso porque, segundo informações do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, o vôo saiu somente ao meio dia. A informação não é oficial. A Anac ainda não tinha informações sobre a decolagem do vôo 1815 até as 16h deste sábado.
Depois de decolar, o vôo 1815 da Gol deveria ter feito escala em Fortaleza (5h25) e Brasília, onde chegaria às 9h35, com destino final a Congonhas (11h10), em São Paulo. Os passageiros que estavam em Brasília e iriam para São Paulo embarcaram em outro vôo.
No aeroporto de Congonhas, a previsão é de que o vôo 1815 chegue às 17h50, mais de seis horas depois da previsão inicial.
A Anac não soube informar o motivo do atraso nem o valor da multa a ser aplicada à empresa, esclarecendo que ainda está sendo verificado exatamente o que foi desrespeitado pela Gol. "O valor da multa ainda vai ser analisado pela Gerência de Fiscalização da Agência Reguladora. A empresa pode recorrer da infração", diz a nota da agência.
Segundo a Anac, até as 15h haviam sido registradas 13 reclamações, sendo sete referentes ao vôo que motivou a autuação.
De acordo O Globo online, a Gol informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está apurando o que aconteceu, mas, preliminarmente, acredita que houve problema no aeroporto de Belém, de onde deveria ter partido a aeronave que iria a São Luís.
Aeroportos
Dos 827 vôos programados para a manhã deste sábado (17), 258 enfrentaram atrasos superiores a 45 minutos, segundo boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) às 12h30. O número equivale a 31,2% dos pousos e decolagens programados para esta manhã.
Em relação aos atrasos nos aeroportos, a Anac informou que "as partidas e decolagens programadas sofreram reflexos do intenso movimento da sexta-feira". Às 21h05, 626 vôos tinham atrasos com mais de 45 minutos na noite de sexta.
A agência informou que organizou um esquema especial para este feriado, reforçando o corpo de técnicos e fiscais nos 15 aeroportos de maior movimento. Segundo a Anac, não teriam sido registrados incidentes em outros aeroportos.
O próximo boletim da Infraero sobre a situação dos vôos em todo o país deve sair às 18h deste sábado.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula