A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou na tarde desta terça-feira que os resultados da auditoria na TAM e da fiscalização nas demais empresas aéreas só devem ser conhecidos no fim de semana. Nesta terça, oito técnicos - quatro na TAM e quatro na Gol -iniciaram a checagem das informações de reservas, passagens vendidas e capacidade das empresas. Em nota, a TAM confirmou a visita dos fiscais. Na quarta, os técnicos da agência vão para as outras companhias.
A Anac só vai se pronunciar sobre essa atuação direta nas empresas após a conclusão de todos os estudos. Na TAM, está sendo feita uma auditoria para saber o que ocorreu na semana passada, além de uma fiscalização para evitar novos problemas no réveillon, enquanto que nas demais há apenas uma fiscalização. A Anac autorizou e a TAM voltou a vender passagens nesta terça.
Apesar do caos vivido na semana passada, o vice-presidente do Sindicato Nacional das empresas aéreas (Snea), Anchieta Hélcias, afirmou que não espera novos problemnas em nenhuma companhia até o fim do ano.
- Não há motivos para imaginar problemas. Pelo que sei, nenhuma empresa vendeu overbooking - disse.
Dia mais tranqüilo nos aeroportos
O movimento é intenso, nesta terça-feira, nos principais aeroportos do país. Porém, não há tumulto. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 88 (13,77%) dos 639 vôos previstos entre 0h e 10h30m sofreram atrasos superiores a uma hora. No período, foram cancelados 18 vôos (2,82%). No aeroporto de Guarulhos, 24 dos 79 vôos sofreram atrasos e três foram cancelados. Em Congonhas, 11 dos 84 vôos sofreram atrasos e um foi cancelado. Dos 56 vôos previstos para o Aeroporto Tom Jobim, no Rio, sete atrasaram mais de uma hora. Em Fortaleza, dos 24 vôos previstos, 22 atrasaram mais de uma hora e dois foram cancelados.
A TAM confirmou o overbooking nos vôos que saíram do Aeroporto Internacional de Brasília para João Pessoa, Fortaleza, Recife e São Luís. Alguns passageiros se irritaram com a notícia e a segurança do aeroporto teve que ser chamada para evitar maiores problemas.
Dia de Natal teve 13% dos vôos atrasados e 237 cancelamentos
Após cinco dias de caos, o movimento nos aeroportos foi tranqüilo na segunda-feira,dia de Natal, mas ainda houve 13% de atrasos, e o número de vôos cancelados foi o maior dos últimos dias, chegando a 237, equivalente a 18,73% do total. O drama dos clientes passou a ser o volume de malas extraviadas. A Infraero orienta os passageiros com bagagem extraviada a procurar o setor com o canhoto do cartão de embarque em mãos. Deverá ser emitido um relatório com os objetos que estão na bagagem. Caso ela não seja recuperada em 48 horas, a companhia aérea é obrigada a indenizar o passageiro.
Em Guarulhos, uma menina de 12 anos passou o Natal sozinha no terminal. A menor, que viajava desacompanhada para Miami, saiu do Rio aos cuidados da TAM, desceu do avião sozinha e acabou perdendo a conexão para os EUA. Após 14 horas de espera, conseguiu embarcar para Miami.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Deixe sua opinião