A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou na tarde desta terça-feira que os resultados da auditoria na TAM e da fiscalização nas demais empresas aéreas só devem ser conhecidos no fim de semana. Nesta terça, oito técnicos - quatro na TAM e quatro na Gol -iniciaram a checagem das informações de reservas, passagens vendidas e capacidade das empresas. Em nota, a TAM confirmou a visita dos fiscais. Na quarta, os técnicos da agência vão para as outras companhias.
A Anac só vai se pronunciar sobre essa atuação direta nas empresas após a conclusão de todos os estudos. Na TAM, está sendo feita uma auditoria para saber o que ocorreu na semana passada, além de uma fiscalização para evitar novos problemas no réveillon, enquanto que nas demais há apenas uma fiscalização. A Anac autorizou e a TAM voltou a vender passagens nesta terça.
Apesar do caos vivido na semana passada, o vice-presidente do Sindicato Nacional das empresas aéreas (Snea), Anchieta Hélcias, afirmou que não espera novos problemnas em nenhuma companhia até o fim do ano.
- Não há motivos para imaginar problemas. Pelo que sei, nenhuma empresa vendeu overbooking - disse.
Dia mais tranqüilo
O movimento é intenso, nesta terça-feira, nos principais aeroportos do país. Porém, não há tumulto. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 88 (13,77%) dos 639 vôos previstos entre 0h e 10h30m sofreram atrasos superiores a uma hora. No período, foram cancelados 18 vôos (2,82%). No aeroporto de Guarulhos, 24 dos 79 vôos sofreram atrasos e três foram cancelados. Em Congonhas, 11 dos 84 vôos sofreram atrasos e um foi cancelado. Dos 56 vôos previstos para o Aeroporto Tom Jobim, no Rio, sete atrasaram mais de uma hora. Em Fortaleza, dos 24 vôos previstos, 22 atrasaram mais de uma hora e dois foram cancelados.
A TAM confirmou o overbooking nos vôos que saíram do Aeroporto Internacional de Brasília para João Pessoa, Fortaleza, Recife e São Luís. Alguns passageiros se irritaram com a notícia e a segurança do aeroporto teve que ser chamada para evitar maiores problemas.
Dia de Natal
Após cinco dias de caos, o movimento nos aeroportos foi tranqüilo na segunda-feira,dia de Natal, mas ainda houve 13% de atrasos, e o número de vôos cancelados foi o maior dos últimos dias, chegando a 237, equivalente a 18,73% do total. O drama dos clientes passou a ser o volume de malas extraviadas. A Infraero orienta os passageiros com bagagem extraviada a procurar o setor com o canhoto do cartão de embarque em mãos. Deverá ser emitido um relatório com os objetos que estão na bagagem. Caso ela não seja recuperada em 48 horas, a companhia aérea é obrigada a indenizar o passageiro.
Em Guarulhos, uma menina de 12 anos passou o Natal sozinha no terminal. A menor, que viajava desacompanhada para Miami, saiu do Rio aos cuidados da TAM, desceu do avião sozinha e acabou perdendo a conexão para os EUA. Após 14 horas de espera, conseguiu embarcar para Miami.