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Atualizado em 15/10/2006 às 21h03

Equipes de resgate encontraram neste domingo, na Praia de Manguinhos, em Vitória, no Espírito Santo, três corpos e os destroços do bimotor Seneca modelo PA-34m, prefixo PT-ISF, que estava desaparecido desde a noite de sexta-feira com seis pessoas a bordo. O avião era do tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) Alduíno Coutinho de Souza. Ele mesmo estava no comando da aeronave.

Os corpos resgatados neste domingo são da professora Ronilda Terezinha Oliveira de Souza, de 48 anos, mulher do tenente-coronel; de um dos filhos do casal, Alduíno Oliveira de Souza, de 26; e da namorada dele, Luana Pimentel Guimarães Santos, de 25 anos. O enterro será no Rio de Janeiro, onde todos moravam.

Também viajavam no bimotor o outro filho do casal, Rafael Oliveira de Souza, de 24 anos, e sua namorada Fátima Campos Lopes, de 26 anos.

As buscas por Alduíno, Rafael e Fátima continuam, mas familiares têm poucas esperanças de encontrá-los com vida, segundo uma das irmãs do piloto, Leila Coutinho.

Trabalham nas buscas 40 homens e dois aviões da Força Aérea Brasileira um helicóptero da Polícia Militar capixaba, e agentes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo e da Capitania dos Portos, além de lanchas particulares.

Também foram encontrados neste domingo o plano de vôo do avião bimotor e a carteira do tenente-coronel. Roupas e outros objetos pessoais das vítimas foram levados para o Quartel da Polícia Militar, na capital capixaba. Moradores viram os primeiros corpos - das mulheres - por volta de meia-noite e quinze e entraram em contato com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que levou as vítimas para o IML. Pela manhã, foi encontrado o corpo do rapaz.

Fim de semana em Porto Seguro

A família saiu do aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, na sexta-feira, e seguiria para Porto Seguro, na Bahia. Antes, fez uma parada para abastececimento em Vitória, no Espírito Santo.

O bimotor perdeu contato com torre de controle enquanto sobrevoava a região de Aracruz, no norte do estado, 13 minutos após decolar do Aeroporto Eurico Salles.

Um irmão do piloto, Danilo Coutinho de Souza, disse que o coronel da FAB era um piloto experiente e já tinha voado todo o Brasil com a aeronave que caiu. Leila Coutinho, outra irmã, confirma, dizendo que o irmão era muito cuidadoso com a manutenção do avião:

- (Ele) sempre estava fazendo reparos, colocando peças novas. Ele me falou que ia viajar todo contente com a família, passar o fim de semana em Porto Seguro - disse.

De acordo com Agência Nacional de Aviação Civil, os documentos do avião e do piloto estão em ordem. Ainda de acordo com a Anac, a aeronave havia passado por uma revisão há pouco tempo.

Anac inicia investigação sobre acidente

A Anac designou o tenente coronel Marcos Aurélio Salgueiro para investigar as causas da queda do avião. Salgueiro chegou ao Espírito Santo, neste domingo, e vai ficar por tempo indeterminado.

Salgueiro disse que as peças encontradas até o momento pelas equipes de resgate da FAB, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo e do Grupamento Aéreo do estado não contribuem para as investigações. Para descobrir a causa do acidente, segundo ele, será necessário encontrar o painel de controle da aeronave.

- Se não encontrarmos a aeronave como um todo, os motores e a parte do painel, será praticamente impossível chegar a uma conclusão. Podemos chegar as hipóteses, mas conclusão sem encontrarmos a aeronave é impossível - afirmou.

Segundo o tenente coronel, as condições climáticas no norte do Espírito Santo podem ter contribuído para o desaparecimento do bimotor. Nas proximidades da área em que o avião se encontrava quando perdeu contato com a torre de comando, o tempo estava nublado, com garoa e pancadas de chuva rápidas, porém de grande intensidade.

Leia mais: O Globo Online

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