Aécio Neves (PSDB-MG)| Foto: Antonio Cruz /ABr

Pinga-fogo

" Infelizmente a atuação do governo Dilma na área indígena deixou muito a desejar. A pauta não teve a importância devida para o centro de governo. "

Maria Augusta Assirati, ex-presidente da Funai.

CARREGANDO :)

Depois de mais de um mês de férias, o senador Aécio Neves (PSDB-MG, foto) apareceu ontem na reunião da nova bancada do partido da Câmara dos Deputados ostentando uma espessa barba por fazer. O novo visual chamou atenção dos presentes. Enquanto uns elogiaram, outros disseram que a barba fazia com que o tucano ficasse com cara de petista. Houve até quem o comparasse com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem na barba a sua marca registrada. O atual líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, aprovou o novo visual e chegou a elogiar o correligionário em público. "Tenho certeza que vai continuar agradando muita gente", disse.

Insatisfeitos lá...

Publicidade

A orientação da presidente Dilma Rousseff para que os ministros reforcem a comunicação de governo federal causou surpresa entre participantes da reunião ministerial e assessores do Palácio do Planalto na terça-feira passada, já que ela própria não dava declarações públicas há quase um mês. E nem todos estão satisfeitos em se expor na defesa do "pacote de maldades" em curso, que inclui aumento de impostos e redução de direitos trabalhistas, enquanto a própria presidente se mantém a maior parte do tempo reclusa. "Quer dizer que a gente fica de para-choque e ela não senta nem na direção?", comentou um ministro, após a reunião.

... e aqui

Embora não tenham feito comentários em público, alguns integrantes do primeiro escalão do governo Beto Richa (PSDB) não teriam ficado satisfeitos com a decisão de adiar indefinidamente o pagamento dos salários do secretariado. A medida de contenção de gastos, nesse caso, pegou em cheio os políticos aliados do governador.

Expulso

O PSDC decidiu expulsar ontem o vereador Cacá Pereira, que até o ano passado era o líder do partido na Câmara de Curitiba. Se o vereador não conseguir reverter a decisão na Justiça, deverá perder o mandato. Luiz Adão, presidente estadual do PSDC, diz que o partido vai solicitar imediatamente a perda de mandato de Cacá Pereira. Caso ele saia, o suplente a ser convocado é Fernando da Padaria. Pela lei brasileira, o cargo de vereador pertence ao partido. Se o político sai do partido ou é expulso, a vaga fica para o suplente da legenda. Cacá Pereira foi punido por acusação de infidelidade partidária na eleição para a presidência da Câmara em dezembro.

Publicidade

Ainda o Araguaia

O Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA) denunciou à Justiça na quinta-feira dois militares da reserva sob acusação de homicídio qualificado e ocultação de cadáver durante a Guerrilha do Araguaia. Lício Ribeiro Maciel, de 84 anos, conhecido como Major Asdrúbal, foi denunciado sob acusação de três homicídios e ocultação de cadáver. Já Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o Major Curió, de76 anos, é acusado de ocultação de cadáver. Contatados, os advogados dos militares disseram considerar a acusação "estapafúrdia", já que a Lei da Anistia extinguiu a punibilidade de agentes do Estado.

Pare

Está aberta a corrida para saber quem será o vereador de Curitiba com mais solicitações à prefeitura durante o ano. Quem começou na frente foi a vereadora Carla Pimentel, do PSC. Ela conseguiu protocolar 309 propostas nas primeiras semanas de 2015. Dessas, 307 são solicitações à administração municipal. Para se ter uma ideia: 94 são pedidos para colocar placas de "Pare" em diversas ruas da cidade.