• Carregando...

Os aliados do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), vão ter de esperar o retorno dele da França para discutir a formação do novo secretariado. Ele viaja na quinta-feira a Marselha, a convite do governo francês, para participar de uma reunião de ministros do Desenvolvimento Urbano. Só volta no dia 27, quando as conversas serão retomadas. O presidente municipal do Democratas, Osmar Bertoldi, garante que ainda não indicou nenhum nome, embora tenha tido longas conversas com o prefeito durante a semana passada. O deputado federal Abelardo Lupion, que preside o partido no Paraná, está na Índia e longe das articulações. Segundo ele, Bertoldi é que está "pilotando" as costuras. Os outros partidos aliados – PP, PPS, PSB e PDT – também estão em compasso de espera.

Articulação

O senador Osmar Dias vai reunir amanhã o PDT em Curitiba, num restaurante de Santa Felicidade. Segundo o deputado estadual Augustinho Zucchi, o encontro vai definir a linha de trabalho para começar a campanha para o governo do estado, em 2010. Além de prefeitos e vereadores, o ministro do Trabalho Carlos Lupi também participará.

Estratégia

Enquanto o governador Roberto Requião (PMDB) não define o novo secretariado, o ex-reitor da UFPR Carlos Moreira Júnior estuda que rumo tomar. Ontem, ele reuniu amigos para uma conversa demorada no restaurante Dom Carneiro. Como pensa em novas disputas eleitorais, a participação na equipe de Requião poderia lhe dar mais visibilidade. E facilitaria o caminho.

Falso

O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB), vice-líder do partido na Câmara, diz que falsificaram a assinatura do secretário da Fazenda do Paraná, Heron Arzua, no documento que pede aos congressistas o adiamento da votação da reforma tributária nacional. Para provar que o partido defende o contrário – rapidez na aprovação –, os deputados do PMDB vão realizar um ato político na terça-feira, às 11 horas.

Termômetro

Os deputados estaduais estão usando todo tipo de consulta para saber o que pensam os eleitores sobre o pacote tributário do governo Requião. Ney Leprevost (PP) lançou uma pesquisa em seu site. Na enquete, 78% dos internautas se posicionaram contra o aumento. "Já tenho opinião formada e irreversível contra o projeto. Não adianta o governo dar de um lado e tirar do outro", disse o deputado.

Socorro

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Paraná vai ouvir amanhã, às 11 horas, familiares do sem-teto Celso Eidt, morto no início do mês a tiros durante a desocupação de um terreno no bairro Fazendinha, em Curitiba. A família de Eidt procurou a comissão para denunciar que houve uma distorção do histórico da vítima, apontado como criminoso. Vai também pedir ajuda para o esclarecimento do crime.

Polêmico

O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Luiz Eduardo Cheida (PMDB), vai convocar uma reunião na terça-feira para discutir o projeto do novo zoneamento da Ilha do Mel. A proposta proíbe a venda dos imóveis e institui uma taxa diária para o turista. Segundo o governo, seria uma forma de evitar a especulação imobiliária e de preservar a ilha. O projeto foi aprovado em primeira discussão e deve voltar ao plenário nesta semana.

Semana quente

Esta semana será decisiva para o futuro da Operação Satiagraha. Amanhã, a Justiça deve julgar o pedido de afastamento do juiz Fausto De Sanctis do caso. Na terça, termina o prazo para que De Sanctis decida se vai se inscrever para uma vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal, iniciativa que também poderá tirá-lo do caso. E, na quarta, a defesa do banqueiro Daniel Dantas tem de apresentar suas alegações finais na ação penal em que ele é acusado de corrupção.

Eclética

O PPS já começou a preparar sua chapa de candidatos a deputado estadual para a próxima eleição. O tarólogo Chick Jeitoso aceitou o convite feito pelo presidente do PPS no Paraná, Rubens Bueno. O mote de sua campanha será a liberdade religiosa e a criação de uma lei para desmistificar a imagem negativa da umbanda e do candomblé.

Pinga fogo

"Vamos ter que trabalhar muito para conseguir muito pouco."

De um peemedebista de alto escalão prevendo como será a disputa pelo governo do Paraná em 2010, cujo candidato peemedebista deve ser o vice-governador Orlando Pessuti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]