Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Descanso

Antes de viajar com Lula, Dilma é flagrada em praia na Bahia

Durou menos de 48 horas o "desaparecimento" da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), em férias desde a tarde de quarta-feira. Ontem, Dilma foi flagrada, acompanhada de assessores e seguranças, na praia deserta de Patizeiro, em Itacaré, na Bahia. Por volta das 9 horas, a petista chegou ao local em um quadriciclo. Em outro, estavam auxiliares. Ao perceber a presença da reportagem, o grupo se afastou. A presidente eleita, que vestia um maiô escuro e um chapéu branco, estava acompanhada por dois assessores e um agente da Polícia Fe­deral. Na quarta pela manhã, em entrevista, Dilma afirmou que seu destino, nos poucos dias de folga que tiraria para se recuperar das eleições, era "segredo de estado".

A presidente eleita e sua equipe chegarem à praia em quadriciclos. Ela ficou por cerca de 15 minutos no mar e saiu da água enrolada em uma canga azul. Depois vestiu uma saída de banho cor de rosa, caminhou durante 10 minutos e descansou em­­baixo de um toldo que abrigava uma caixa térmica com frutas, biscoitos, cereais e água-de-coco. A estrutura foi desmontada quando ela deixou a praia.

A petista está hospedada na casa do empresário paulista João Paiva, em um morro cercado de mata nativa e com vista para o mar.

Projetada pelo arquiteto Claudio Bernardes (1949-2001), a casa é considerada uma das mais luxuosas de Itacaré, retiro de artistas e empresários. A construção já foi capa da revista Casa Vogue, que a descreveu como a "materialização do paraíso tropical", em 2007. Para acessar a praia, é preciso passar por uma trilha.

A chegada de Dilma, na quarta-feira, agitou a região de Itacaré. Moradores garantem que ela foi vista em vários locais diferentes, mas nenhum deles foi confirmado. O mais citado é o resort Txai. A direção do hotel de luxo nega sua presença, mas um funcionário afirmou que há uma reserva para Dilma e a filha. A estada da presidente eleita na Bahia foi organizada pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. Segundo um assessor, a volta para Brasília está prevista para hoje.

África e Ásia

A partir de segunda-feira, Dilma vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como convidada especial na delegação que irá à reunião do G-20, em Seul, na Coreia, na próxima semana. Lula pretende apresentá-la à comunidade internacional. Na comitiva oficial estão o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o embaixador do Brasil em Seul, Edmundo Sussumu Fujita. Como convidados irão Sérgio Soares Xavier Ferreira (tradutor), Helena Maria de Freitas Chagas e Anderson Braga Dorneles. Lula viaja hoje para Moçambique, na África, para participar da inauguração de uma fábrica de medicamentos em Maputo, capital do país. Dilma não acompanhará mais o presidente nessa viagem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.