A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar de 19 lotes de leite tipo longa vida UHT integral das marcas Parmalat, Calu e Centenário em todo o país, após analisar os laudos da Fundação Ezequiel Dias (Funed), o laboratório oficial de Minas Gerais. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (9).
Na quinta-feira (8), a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) já havia determinado a interdição, porém a proibição do comércio era válida apenas para o estado de Minas Gerais. Segundo a assessoria de imprensa da Anvisa, a interdição cautelar do lotes agora é válida para todo o país.
As Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios já estão sendo orientadas pela Anvisa a executarem a interdição dos lotes de leite. Duas resoluções da Agência, determinando a interdição cautelar dos lotes, serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira (12). AnáliseOs testes realizados pelo laboratório apontam que as amostras dos 19 lotes de leite estavam em desacordo com padrões de qualidade e foram constatadas "não conformidades". No entanto, nenhum dos testes constatou soda cáustica ou água oxigenada no leite analisado.
Os parâmetros que apresentaram maior índice de inadequação, segundo as análises laboratoriais, foram os de sódio e sacarose, substância não permitida pela legislação brasileira.
As empresas Parmalat, Calu e Centenário têm dez dias para apresentar "contraprova" às análises feitas pela Funed. Caso certificadas as irregularidades, as empresas estarão sujeitas às sanções legais, inclusive multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão, segundo a Anvisa.
Os produtos são os seguintes:
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião