Ao ser diplomado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou ao dizer que o povo humilde o apoiou no momento mais difícil de seu governo e chegou a interromper o discurso, enquanto a platéia o aplaudia. Lula disse que o povo não deixou de acreditar nele, apesar da crise que se abateu sobre o governo. Segundo ele, seus eleitores foram para as urnas manifestar apoio a seu governo e mostraram que sabem formar sua própria opinião. Para Lula, o povo está mais inteligente e consciente.

CARREGANDO :)

- No momento mais difícil, o povo mais humilde deu uma lição ao Brasil. Ele assumiu a responsabilidade de dizer, sem intermediário: eu quero votar em quem eu sei votar. Acabou-se o tempo em que as pessoas ousavam dizer para o povo como votar. Acabou-se o tempo do voto de cabresto - disse.

O presidente Lula e o vice-presidente José Alencar foram diplomados em cerimônia acompanhada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, e por vários ministros e políticos de diversos partidos, no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Publicidade

O presidente voltou a dizer que acabou o tempo de comparar seu governo com os de seus adversários e que precisará fazer um segundo mandato melhor, para superar o primeiro.

- Eu sei que a responsabilidade do segundo mandato é muito maior porque agora eu tenho que comparar o meu segundo mandato com o meu primeiro mandato. Agora é José Alencar e Lula em benefício do povo brasileiro - disse.

O presidente disse ainda que as eleições mostram a consolidação do processo democrático no país e parabenizou o TSE pela condução do processo. Lula também agradeceu o apoio de sua mulher, Marisa Letícia, e de Mariza Gomes, mulher de Alencar, que segundo ele carregaram o maior peso.

- O êxito do processo eleitoral é fruto da contribuição de todos. Dou parabéns a todos os brasileiros que foram às urnas. São todos pilares e arquitetos da democracia. No primeiro mandato eu tinha um sonho. Nesse, eu sei que a responsabilidade é maior. Agora eu não tenho que me comparar com ninguém. Tenho que me comparar com o meu mandato. Agora é José Alencar e Lula pelo bem do povo brasileiro.