• Carregando...

Para Luiz Carlos Martins, está na hora de as lideranças de oposição, como os senadores Osmar Dias (PDT), Alvaro Dias (PSDB) e o prefeito Beto Richa (PSDB), se juntarem de forma mais organizada e crítica. Atualmente, diz ele, a tarefa só está sendo desempenhada por uma dezena de deputados estaduais. "Parece que as críticas só saem da Assembléia."

Dinheiro – A proposta do orçamento do estado para 2008 chega hoje à Assembléia Legislativa. Será entregue pessoalmente ao presidente Nelson Justus (DEM), às 11 horas, pelo secretário do Planejamento, Ênio Verri, e pelo chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro. Todos querem saber como fica o porcentual que será destinado ao Ministério Público. O índice estipulado pela Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) é de até 4%. Mas pode ser reduzido pelo governador.

Supercomissão – A Assembléia aprovou ontem, em segunda discussão a criação do Centro de Operações Legislativas (Copelegis), uma espécie de supercomissão que deverá prestar assessoramento e consultoria jurídica para o Legislativo. O presidente da Casa, deputado Nelson Justus (DEM) comemorou a aprovação: "Vai modernizar a Casa. Os pareceres do centro servirão para orientar o trabalho dos deputados". Todos os projetos de lei dos deputados deverão passar pelo Copelegis.

Sem proibir – O presidente da Assembléia disse que os pareceres do Copelegis não proibirão a tramitação de projetos de lei, mesmo que indiquem haver inconstitucionalidades nas propostas. De acordo com Justus, os deputados não precisarão acatar os pareceres indicados pela comissão.

Polêmica – Um artigo do projeto de lei que cria o Copelegis, porém, causou certa polêmica. O artigo 2.° determina o sigilo no trabalho dos consultores da Copelegis, que estarão autorizados somente a divulgar os pareceres ao presidente da Assembléia. A cláusula não agradou a todos os deputados. O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), declarou ser contrário aos pareceres serem sigilosos. Para ele, o parecer pode ser elaborado por uma assessoria técnica, mas pertence ao deputado. "Entendo que os pareceres são públicos", disse Rossoni.

Sigilo – Já Justus minimizou o dispositivo: "Não vai interferir no trabalho dos deputados. Chegando os pareceres para a presidência, eles serão devolvidos aos parlamentares." O deputado Reni Pereira concordou com a cláusula de sigilo. Para ele, vai evitar que haja pressão sobre o trabalho dos técnicos e servirá para ajudar a atividade parlamentar. "Sem essa cláusula, os deputados poderiam usar os pareceres para pressionar os assessores e o presidente da Assembléia."

Concurso – Ainda sobre o Copelegis, a bancada do PT consegui incluir uma emenda para que, em caso de necessidade de contratação de pessoal para a supercomissão, seja realizado concurso público.

Situação – A bancada do PT na Câmara vai entrar com pedido de informações à prefeitura sobre a situação funcional de Ezequias Moreira Rodrigues, ex-chefe de gabinete do prefeito Beto Richa. Denunciado por ter sua sogra como funcionária fantasma da Assembléia Legislativa, Ezequias foi exonerado da chefia de gabinete, mas continua trabalhando na prefeitura, na Secretaria do Turismo.

Litoral – O ex-prefeito de Paranaguá, Mário Roque, filiou-se ao PMDB e é apontado com o provável candidato do partido em 2008 à prefeitura da cidade litorânea. Roque atualmente tem um cargo de comissão no governo. É coordenador da macrorregião do litoral.

Fórum – O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) inaugura amanhã um fórum eleitoral no município de Piraquara. E, na próxima semana, outro fórum será inaugurado em São Mateus do Sul. De acordo com o TRE a construção de fóruns eleitorais no interior do Paraná é um projeto pioneiro no Brasil. Até o momento, estão em funcionamento 28 unidades no interior do estado.

***

"Perdemos a eleição para governador e recebemos a missão de ser oposição. Ninguém pode ficar se coçando na cerca do Cangüiri."

Luiz Carlos Martins, líder do PDT, sentindo falta de uma articulação maior da oposição.

***

Pinga-Fogo

Vereadores de Curitiba têm tido conversas constantes nos últimos dias com o prefeito Beto Richa.

*** A direção municipal do PSDB e os vereadores tucanos querem fechar um acordo sobre os parlamentares que podem integrar a legenda.

*** Nem todos que querem terão espaço. Mas, ao que tudo indica, os vereadores tucanos já abriram mão do pedido de não deixar nenhum mais entrar na legenda.

*** Hoje não tem votação na Assembléia Legislativa. Os deputados realizam uma sessão especial, às 10 horas, para homenagear o Hospital Pequeno Príncipe com o troféu "Pinheiro de Ouro".

*** O prêmio foi proposto pelo deputado Luiz Malucelli Neto (PSDB) pelo trabalho realizado pelo hospital, sem fins lucrativos, na área da saúde infantil desde o ano de 1919. "São 88 anos de dedicação de todo o corpo clínico do hospital", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]