Dos 54 deputados estaduais paranaenses e dos 30 deputados federais que compõem a bancada do Paraná em Brasília, apenas dois não são candidatos nestas eleições. Renato Gaúcho (estadual/PDT) e José Janene (federal/PP) são os únicos que não registraram candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), por enquanto, não vai concorrer a uma vaga no Legislativo. Ele é candidato a vice-governador na chapa de Roberto Requião (PMDB). Os deputados estaduais Marcos Isfer (PPS), Ratinho Júnior (PPS), Barbosa Neto (PDT), Ângelo Vanhoni (PT) e André Vargas (PT) vão buscar uma vaga na Câmara Federal. Os outros 48 parlamentares 89% da Assembléia Legislativa tentam a reeleição. Entre os deputados federais, 29 ou 97% deles tentam se manter no cargo.
Segundo Murilo Idalgo, presidente do Instituto Paraná Pesquisas, a renovação poderá ser de apenas 6% na Assembléia Legislativa e não deverá chegar nem a 10% no Congresso Nacional. "Historicamente a renovação no Legislativo paranaense é de 30%", disse. "Provavelmente, os que vão se eleger, que não são deputados nesta legislatura, não representam novidade", afirmou Idalgo, referindo-se a candidatos que não são deputados atualmente, mas fazem parte da política paranaense há tempos, como Antônio Belinatti (ex-prefeito de Londrina), Edgar Bueno (ex-prefeito de Cascavel), Waldyr Pugliesi (ex-secretário estadual de Transportes e ex-parlamentar) e Luiz Cláudio Romanelli (ex-presidente da Cohapar).
"Os federais que devem ser eleitos são os que sairão da Assembléia para a Câmara", disse o presidente da Paraná Pesquisas, lembrando ainda da grande estrutura financeira e política de campanha dos que estão há quatro anos com mandatos. "Dessa vez, nem o PT vai ter grandes novidades, pois passou a ser governo e fez parcerias com os prefeitos, devendo, portanto, reeleger os políticos petistas", afirmou Idalgo. Ele estima que apenas dois ou três novos nomes devem surpreender no Legislativo estadual.
De acordo com o deputado estadual e ex-chefe da Casa Civil, Caíto Quintana (PMDB), que fez a articulação entre o Executivo e o Legislativo no Paraná por três anos, a renovação na Assembléia não será mesmo grande. "Os parlamentares que estão no Legislativo estadual têm a base eleitoral bem situada e forte", analisou. O deputado prevê, porém, que na Câmara Federal a renovação será maior. "Houve um desgaste no Congresso Nacional com a crise política. Já na Assembléia, não houve envolvimento algum".
Clique nos links para ver a relação completa dos candidatos:
GovernadorSenadorDeputado FederalDeputado Estadual
Reforma tributária pode aumentar impostos e tirar competitividade de pequenas empresas
Diário de soldado norte-coreano traz táticas macabras da guerra na Ucrânia
Resolução pró-aborto é ilegal e inconstitucional, afirma associação de juízes
Frases da Semana: “Eu sou um amante da democracia, não sou marido”
Deixe sua opinião