Apesar da preferência de grande parte dos parlamentares por temas rurais, a única comissão permanente presidida por um paranaense é a de Defesa do Consumidor. Mesmo assim, o presidente Cezar Silvestri (PPS) acumula o cargo de membro titular da Comissão de Agricultura. "Para mim foi um feito conseguir uma presidência logo no meu segundo mandato", explica.
Desde que assumiu o cargo, em fevereiro, Silvestri conseguiu organizar quatro audiências públicas. Na mais relevante, há duas semanas, ajudou a levar ao Congresso o ministro da Defesa, Waldir Pires, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, para discutir a crise aérea provocada pelos controladores de vôo.
Ritmo
Silvestri explica que o presidente de uma comissão é responsável por dar ritmo ao seu andamento. "É ele que escolhe os relatores dos assuntos, que interfere na discussão dos projetos. É uma experiência interessante e uma grande responsabilidade", diz.
Após o começo desta legislatura, o Paraná tornou-se o quinto estado com mais representantes na presidência ou vice-presidência de comissões permanentes na Câmara dos Deputados. Além de Silvestri, o estado conta com os vices da Comissão de Agricultura: Assis do Couto (PT) e Dilceu Sperafico (PP); da Comissão de Defesa do Consumidor, Fernando Giacobo (PR); e Alceni Guerra (DEM), da Comissão de Seguridade Social.
São Paulo
Os estados com mais representantes do que o Paraná no comando de comissões são São Paulo (com 11 membros, sendo quatro presidentes), Minas Gerais (nove membros, dois presidentes), Rio de Janeiro (nove membros, um presidente) e Rio Grande do Sul (seis membros, três presidentes). A escolha dos representantes em comissões permanentes é feita anualmente, pelos blocos partidários. (AG)
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano