• Carregando...

O decreto do governador Requião, de determinar a quebra de contrato de exclusividade do Banco Itaú sobre as contas do estado, recebeu o apoio do deputado André Vargas. O presidente estadual do PT, que normalmente critica o governo do estado, no entanto, discorda da necessidade de fazer licitação para escolher um novo banco e defende a transferência para uma instituição estatal.

Antecedentes – André Vargas, que é de Londrina, lembra que o também petista de Londrina, prefeito Nedson Micheleti, fez o mesmo no seu primeiro mandato. "Na ocasião, Nedson rompeu com o Banco Itaú e transferiu as contas do município para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil", explicou André.

Agências – A crise das agências reguladoras foi o tema do discurso do senador Alvaro Dias (PSDB/PR) no plenário ontem. O parlamentar paranaense afirmou que esses órgãos estão com a sobrevivência ameaçada pelo corte de verbas e o loteamento político. "O atual modelo afasta os investidores. Ele só faria sentido se os órgãos funcionassem livres da interferência do governo e com recursos suficientes para operar", disse.

Motoristas – A deputada federal Dra Clair (PT-PR) presidiu na quinta-feira, em Brasília, uma audiência pública para debater a fixação e redução da jornada de trabalho dos motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano, interurbanos e interestaduais. O evento foi realizado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Uma das principais reivindicações dos rodoviários é a fixação da jornada de 6 horas por dia e 36 horas por semana para os motoristas rodoviários.

Referendo – A entidade Fórum pela Democracia continua mobilizada, mesmo depois da vitória do "não", para debater a comercialização das armas. Ontem, na Assembléia Legislativa, o advogado João Carlos Régis, deu palestra sobre o significado e as conseqüências políticas do referendo das armas.

Melhoria – O vereador João Cláudio Derosso (PSDB) defende a elaboração de leis para melhoria do atendimento dos usuários de serviços bancários. "Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que o município tem autonomia para legislar. A decisão do ministro Celso de Mello permite que os vereadores procurem a melhoria do serviço", opina Derosso.

Subterfúgio – O presidente da comissão de Economia Luís Ernesto (PSDB) defende o fim dos projetos autorizatórios na Câmara de Curitiba. "A proliferação dos projetos desse tipo está crescendo demais. Juridicamente não é nada, mas politicamente sim", explica Ernesto.

Interparques – Para facilitar o acesso dos curitibanos e dos turistas aos parques da cidade, a vereadora Nely Almeida (PSDB) espera que o prefeito Beto Richa crie a linha Interparques. O projeto prevê ônibus com ar-condicionado, som ambiente, bancos ergométricos com cinto de segurança e aparelho de áudio narrando à importância histórica e turística dos locais visitados.

Capacidade – Questionado sobre o possível crescimento da dívida fundada externa com o financiamento do BID para a execução do Eixo Metropolitano, o vereador Celso Torquato (PSDB) afirma que a capacidade de endividamento de Curitiba está dentro dos padrões. Atualmente a cidade deve a bancos estrangeiros, R$ 206,7 milhões.

Brasão – A mensagem da prefeitura obrigando o uso do brasão em todas as identificações da administração municipal deve ser anexada a um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal desde agosto. De autoria do vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), o projeto prevê que os próximos administradores terão de obedecer à lei e não utilizar uma logomarca de gestão.

Subsídio – A Comissão de Legislação, Justiça e Redação vai realizar uma audiência pública dia 9 de novembro para discutir o projeto do vereador Beto Moraes (PL) que prevê a alteração da lei que dispõe sobre o transporte coletivo. A proposta do parlamentar é isentar da tarifa de ônibus os idosos carentes com mais de 60 anos, estudantes carentes matriculados em instituições de ensino fundamental, médio, terceiro grau, pré-vestibulares e superior, obedecendo a critérios de faixa salarial e local de residência.

Pinga-fogo

* O deputado federal Irineu Colombo (PT) informou ontem que o Porto de Antonina poderá ter até dezembro deste ano o seu próprio Conselho de Autoridade Portuária – será desmembrado de Paranaguá.

* Segundo o deputado, o Ministério dos Transportes já deu um parecer favorável à criação, que ainda depende de acertos técnicos entre o governo federal e o governo estadual.

* A advogada Vilma Régia Ramos de Rezende foi nomeada ontem pelo governador Requião para exercer o cargo de desembargadora no Tribunal de Justiça.

* A vaga que ela ocupará é reservada ao Quinto Constitucional – que confere à OAB e ao Ministério Público o direito de indicar nomes para 20% das cadeiras dos tribunais.

* O deputado federal paranaense André Zacharow (PMDB) foi designado pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B), para representar a Casa no Fórum de Autoridades das Américas, que será realizado em Mar del Plata, Argentina, de 1 a 5 de novembro.

* No dia 9 de novembro a Comissão de Economia da Câmara de Curitiba vai discutir com a população o Plano Plurianual (PPA) de Curitiba para os próximos quatro anos.

* O presidente da Comissão, vereador Luís Ernesto (PSDB), afirma que audiência pública revela o plano para a cidade do prefeito Beto Richa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]