Fruet e Ratinho Jr. lideram intenções de voto em Curitiba

Os pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Jr. (PSC) lideram as intenções de voto para as eleições de outubro deste ano, mostra pesquisa Ibope, encomendada pela rádio CBN Curitiba, divulgada neste sábado (7)

Leia matéria completa

CARREGANDO :)
Veja também
  • Fruet venceria Ducci em eventual 2º turno, diz pesquisa
  • Lula aumenta sessões de fonoaudiologia
  • Lula está trabalhando intensamente por Haddad
  • Aprovação pessoal de Dilma sobe 5 pontos e vai a 77%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é apontado pelos entrevistados da pesquisa eleitoral feita pelo Ibope sob encomenda da rádio CBN Curitiba e divulgada neste sábado (7) como o cabo eleitoral que mais renderia votos ao candidato que apoiasse. A influência de Lula supera, inclusive, a do governador do Paraná, Beto Richa(PSDB).

Publicidade

Lula seria capaz de influenciar a decisão do voto, na disputa à Prefeitura de Curitiba, de 42% das pessoas ouvidas pelo Ibope. Já o apoio de Richa seria determinante no voto de 37% dos entrevistados.

O índice de Richa é parecido com o da atual presidente da República, Dilma Rousseff, que pode direcionar o voto de 36% dos eleitores ouvidos.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, completa a lista dos políticos com maior poder de influência. Trinta por cento dos eleitores dizem que votariam no candidato apoiado por ela.

Apoio de Requião é o que afasta eleitores

Na outra ponta da pesquisa, o apoio do senador Roberto Requião (PMDB) é o que mais causa rejeição na hora de decidir o voto. O índice de pessoas que disse que não votaria no candidato apoiado pelo senador é de 31%.

Publicidade

Também figuram com percentual elevado nessa lista o ex-governador do Paraná Jaime Lerner, com 27%; o ex-senador Osmar Dias (PDT), com 22%; e o senador Alvaro Dias (PSDB), com 21%.

Metodologia

A pesquisa, realizada entre 27 e 29 de março, com 812 eleitores, está registrada no TRE-PR sob o número 00001/2012. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.