Após se molhar no trajeto entre a Catedral de Brasília e o Congresso, durante cerimônia de posse de 2010, Dilma Rousseff deve assumir hoje o segundo mandato sob sol forte e temperatura de 30 graus. Dilma fará o cortejo presidencial no Rolls-Royce conversível ano 1953 novamente acompanhada da filha, Paula Rousseff Araújo. Se não for apanhada de surpresa com uma chuva de última hora, vai percorrer o caminho, a partir das 14h45, com capota aberta.
O carro será seguido pelo vice-presidente reeleito, Michel Temer (PMDB), e pela mulher, Marcela Temer. Todos desembarcam na rampa do Congresso Nacional. Dilma e Temer serão recebidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
A escolta da presidente será feita pelas guardas da Marinha e da Aeronáutica. Em caso de chuva, como em 2010, Dilma não entrará no Congresso pela rampa, mas pela chapelaria, que fica no subsolo. A cerimônia pode demorar mais caso ela se molhe e precise trocar de roupa.
Do Congresso, Dilma segue para o Palácio do Planalto e, depois, para a recepção dos convidados internacionais no Palácio Itamaraty.
Caravanas
O PT estima que 30 mil pessoas vão participar da festa da posse em Brasília, que vai contar com a apresentação de diversos artistas, como a cantora Alcione. 500 ônibus de fora da capital chegaram nos últimos três dias. O plano de encher a Esplanada para a posse é uma tentativa de dar respaldo popular ao novo mandato de Dilma, após a apertada vitória no segundo turno sobre Aécio Neves.
Deixe sua opinião