Entrevista
"Fiquei surpreso com a notícia do acúmulo de pontos", afirma Ducci
Luciano Ducci (PSB), prefeito de Curitiba.
O senhor sabia que o secretário tinha problemas na carteira de habilitação dele?
Quando o convidei [para ser secretário, em novembro do ano passado], não tinha informação sobre esse assunto. Depois, fui informado que ele tinha pontos na carteira. Mas ele me disse que tudo estava dentro da legalidade, que estava tomando as medidas legais. Então, nunca mais me preocupei, porque ele é um bom secretário, especialista no assunto e está fazendo um excelente trabalho. Fiquei surpreso com a notícia [do acúmulo de pontos].
O senhor já conversou com ele sobre o assunto?
Falei hoje [ontem] por telefone e ele me disse que faria isso [entregar a carteira e fazer o curso de reciclagem]. É a medida mais sensata e correta. Ele está fazendo o que todo cidadão tem de fazer.
Fica algum constrangimento para o senhor por causa dessa situação?
Fica chato principalmente para ele, que tem de tomar as providências de devolver a carteira e fazer o curso de reciclagem. Assim como, por exemplo, fez o Paulo Bernardo [ministro das Comunicações, que se submeteu ao curso de reciclagem no início do ano].
Euclides Lucas Garcia
O secretário municipal de Trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo, entregou, no início da manhã de ontem, sua carteira de motorista ao Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran). Ele também infomou que irá se submeter ao curso de reciclagem para motoristas que ultrapassaram os 20 pontos na carteira em função de infrações de trânsito. Também esclareceu que irá pedir licença de uma semana do cargo para se dedicar às aulas de trânsito e reaver o direito de dirigir.
A devolução da carteira e a licença do cargo para fazer a reciclagem foram anunciadas um dia após o colunista da Gazeta do Povo Celso Nascimento informar que Araújo contabilizou mais de 180 pontos na carteira desde 2003, recebendo nove notificações do Detran, em diferentes anos, por ter ultrapassado os 20 pontos. Segundo a coluna, Araújo conseguiu anular suas multas.
O secretário disse que atualmente sua carteira de motorista tem cinco infrações, que juntas somam 22 pontos. Em todos os casos, o secretário disse que estava recorrendo das multas. "Abri mão do meu direito de recorrer e entreguei a carteira. Não estou irregular; nunca estive", declarou.
Araújo disse ainda que decidiu desistir dos recursos e pedir licença do cargo por uma semana para não prejudicar o trabalho da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e evitar constrangimentos ao instrutor que será responsável pelo teste de Araújo na prova da reciclagem. "Ao invés de prejudicar uma estrutura que está funcionando, [vou me licenciar]. Na condição de autoridade de trânsito, não quero constranger nenhum instrutor nem o órgão de trânsito. Vou abrir mão até da minha remuneração [nesse período]."
De bicicleta
Bem-humorado, Marcelo Araújo falou que deve ir ao curso de reciclagem de bicicleta e aproveitar para melhorar seu rendimento físico. "É uma questão pessoal [o acúmulo de pontos na carteira] e vou tratar dessa maneira. Vou para o curso de bicicleta, pedir para meu enteado dirigir o carro para mim, ou [vou] de ônibus, como um cidadão comum. Talvez dê até para melhorar meu rendimento na bicicleta, porque, na última prova que eu fiz, fiquei em segundo."
* * * * *
Dê a sua opinião
O que você acha da atitude do secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião