O governador Geraldo Alckmin afirmou nesta segunda-feira (20), em São Paulo, que o governo paulista fará uma auditoria em todos os hospitais do estado. A medida foi tomada após denúncia de fraudes em escalas de plantões médicos que supostamente aconteciam em hospitais da capital paulista e do interior do estado. Após as denúncias, que foram ao ar no Fantástico deste domingo (19), o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Roberto Pagura, pediu demissão. Nesta manhã, o coordenador de Serviços da Saúde de São Paulo, Ricardo Tardelli, também deixou o cargo após a divulgação de gravações feitas com autorização da Justiça. Segundo a polícia, Tardelli tinha conhecimento da fraude em hospitais.
"Vamos auditar todos os nossos hospitais", disse Alckmin. Segundo o governador, um novo interventor para o Hospital Regional de Sorocaba será designado até terça-feira (21), além de uma série de mudanças no controle de marcação de ponto de profissionais da saúde no estado.
Alckmin disse ainda que pretende implantar uma "via rápida", como há na polícia, para que as denúncias recebidas sejam rapidamente apuradas e os envolvidos, punidos.
Alckmin participou do lançamento do Curso de Empreendedorismo do Banco do Povo Paulista, no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo. Quando questionado se Tardelli havia pedido demissão, o governador falou que haverá substituição na Coordenação de Serviços da Saúde. "Se não saiu, vai sair. Nós vamos substituir também a coordenadoria."
Sobre o ex-secretário de Esportes, o governador afirmou que Pagura não era funcionário do estado. "Ele nunca recebeu do estado [paulista]. Não teve nenhum envolvimento com licitação, nada disso. Ele é funcionário federal do SUS, que em 2009 foi comissionado e ficou dois anos comissionado no Hospital de Sorocaba e, segundo ele [o ex-secretário], para cuidar de projetos científicos, atividades relacionadas à saúde", informou. Segundo Alckmin o secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude, José Benedito, assumirá a pasta até que haja a nomeação do novo titular.
Dólar bate recorde com anúncio da ampliação da faixa de isenção do IR
Mudança no Marco Civil da Internet pode afetar imprensa e economia digital
O que a PF ainda pode fazer na investigação sobre suposta tentativa de golpe de Estado
As linhas de defesa de Bolsonaro nas acusações de golpe; ouça o podcast
Deixe sua opinião