O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), informou nesta quinta-feira (23) o afastamento da função de uma funcionária do cerimonial da Casa que tinha a responsabilidade de fazer a lista das autoridades presentes a eventos de que ele participa. De acordo com o petista, a funcionária não será demitida, mas irá exercer outra função.
O afastamento se deve a uma gafe do presidente da Câmara na quarta-feira (22) em evento no Palácio do Planalto. Ao cumprimentar as autoridades presentes, Chinaglia chamou o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), de José Garibaldi.
Ao discursar, o presidente do Senado chegou a brincar com a gafe do colega após ele próprio errar o nome de outra autoridade, o ex-deputado Egídio Ferreira Lima. Garibaldi afirmou que "pior" era o caso do presidente da Câmara - que, segundo o presidente do Senado, convive com ele todo dia e ainda erra o seu nome, o que provocou gargalhada geral. Chinaglia chegou a encaminhar para Garibaldi a lista errada de seu cerimonial para se eximir do erro.
Nesta quinta-feira, o presidente da Câmara destacou que, além do erro no nome de Garibaldi, a lista de autoridades estava em ordem incorreta e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva era apenas o sexto a ser citado.
"Ela não tem formação original de cerimonial e vai exercer outra função mais apropriada. Eu não posso minimizar o caso na medida em que o próprio presidente do Senado se sentiu incomodado. Eu devo uma satisfação a ele", disse Chinaglia. A funcionária afastada é concusada.
Garibaldi disse ter sido informado do afastamento, mas não quis comentar a medida do colega.