Um grupo de manifestantes invadiram na tarde desta segunda-feira (1º) a Câmara Municipal de Belém. Segundo a Guarda Municipal, os manifestantes chegaram na Casa por volta das 9h para acompanhar as discussões dos vereadores sobre o plano plurianual. Por volta das 16h, o grupo tentou invadir o plenário, mas foi contido pela equipe de segurança. "E aí terminou a sessão e eles permaneceram. Decidiram pernoitar aqui", afirma o comandante da Guarda Municipal, coronel Carlos Machado.
De acordo com o coronel, os manifestantes estão acomodados na Galeria Popular, onde o público acompanha as sessões, e no hall de entrada. Após as 18h, um grupo de 200 pessoas fez uma caminhada e parou em frente à Câmara, segundo a Polícia Militar. Até as 20h, ainda não havia informação sobre quantas pessoas continuariam no local e se as demais se juntariam ao grupo.
Os manifestantes reivindicam a inclusão do passe livre na votação do plano plurianual. "São estudantes, a massa que está fazendo protestos em todo o país. É reivindicação legal", afirma Machado. "Descartamos retirar esse pessoal daqui porque a Câmara é a casa do povo." Cerca de 150 guardas municipais fazem a segurança do local.
O presidente da Câmara Municipal de Belém, Paulo Queiroz (PSDB), disse que a Casa está "conduzindo o processo com tranquilidade" e que a votação do plano plurianual está mantida. Segundo Queiroz, o passe livre não pode ser discutido na votação do plano por exigir mudanças na lei orgânica do município, o que, segundo ele, exigiria um novo projeto.Ele afirma ainda que a equipe da Câmara decidiu manter as luzes acesas e liberar água e acesso aos banheiros para os manifestantes.