Com a confirmação de que José Serra quer disputar a prefeitura de São Paulo, o comando do PSDB na cidade deflagra a partir de hoje um esforço concentrado para convencer os outros dois pré-candidatos tucanos a aceitarem mudança na data do processo de prévias do partido, inicialmente marcado para o próximo sábado. Dois pré-candidatos já desistiram da disputa em favor de Serra: o secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas, anunciou ontem a decisão, um dia depois da retirada da candidatura do secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo.
Ainda são pré-candidatos tucanos o secretário estadual da Energia, José Aníbal, e o deputado federal Ricardo Trípoli. Lideranças do PSDB pretendiam conversar com eles antes da reunião da Executiva Municipal do PSDB, marcada para a noite de ontem. A intenção era convencê-los a aceitar o adiamento da eleição interna de forma consensual. As prévios estão marcadas para 4 de março.
Aliados de Serra defendem que a escolha do pré-candidato seja feita a partir do dia 19. Há uma proposta menos radical, defendida pelo governador Geraldo Alckmin, que as prévias sejam feitas no dia 11. Ontem, Aníbal e Trípoli não se mostraram muito inclinados a concordar com a mudança, mas há previsão no regimento interno do partido para que a escolha ocorra até o fim de março.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), disse ontem que os eleitores de São Paulo mostraram na eleição de 2006, ao eleger Serra governador, que a saída dele da prefeitura paulistana é um episódio superado. Kassab, que havia se aproximado do ex-presidente Lula e poderia apoiar o PT, confirmou que será aliado de Serra.
O pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad afirmou ontem que fica mais "tranquilo" com o novo cenário. "Eu não via com conforto a possibilidade de uma aliança com a atual administração."
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano