Professor Lemos, deputado| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Pinga-fogo

"A CPMI dos Correios não se converterá em pizza. Nosso Judiciário não tem vocação para isso."

Osmar Serraglio (PMDB-PR, foto 2, acima), relator da CPMI dos Correios, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados ontem.

CARREGANDO :)
Jorge Gerdau, empresário
Osmar Serraglio, relator da CPMI dos Correios
CARREGANDO :)

O deputado Professor Lemos (PT, foto ao lado) protocolou ontem no Palácio Iguaçu requerimento solicitando que o governador Beto Richa (PSDB) instaure um procedimento administrativo para cancelar o pagamento da aposentadoria vitalícia de R$ 24,8 mil por mês a ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo estadual. O valor é pago hoje a nove pessoas, entre elas Arlete Richa, viúva do ex-governador José Richa e mãe de Beto Richa. Em março do ano passado, Richa cancelou o benefício pago aos ex-governadores que administraram o Paraná depois da promulgação da Constituição de 1988, entre eles o desafeto Roberto Requião (PMDB). Os governantes pré-1988, porém, mantiveram a aposentadoria graças à uma legislação anterior, editada em 1969. O imbróglio em torno do tema aguarda há mais de um ano e meio para ser analisado pelo STF, mais precisamente pela ministra Rosa Weber.

Gerdau

Publicidade

O empresário Jorge Gerdau (foto 1, ao lado) e o governador Beto Richa assinam hoje em Curitiba o contrato do Governo do Paraná com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), organização criada pelo empresário para ajudar a melhorar a gestão na administração pública. A assinatura do contrato, que formaliza a parceria entre o governo do estado e o MBC, demorou oito meses para acontecer. Em outubro do ano passado, Richa assinou um protocolo de intenções com o movimento.

Em Cascavel

A chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, estará em Cascavel no próximo sábado para participar de um encontro regional do PT. O evento, que vai discutir as eleições municipais deste ano, será realizado na Câmara de Vereadores de Cascavel pela manhã. Durante a tarde, a ministra estará em Curitiba para participar do encontro do partido que definirá o nome do vice na chapa de Gustavo Fruet (PDT).

Nomeado

O governador Beto Richa nomeou ontem Carlos Eduardo Moura como novo secretário de Controle Interno do estado. Moura ocupará o lugar de Mauro Munhoz, que deixou o cargo no fim do mês passado e retornou às suas atividades no Tribunal de Contas do Estado (TC), onde é funcionário de carreira.

Publicidade

Posse

A nova diretoria da Associações dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), que comandará a instituição até 2014, tomou posse na terça-feira, em Brasília. Em seu discurso de posse, o novo presidente, o juiz federal Nino Toldo, afirmou que o cargo é uma grande responsabilidade e que tem consciência do crítico "momento pelo qual passa a magistratura".

Internado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado ontem no Hospital Sírio Libanês para reavaliação da laringe. Hoje ele será submetido à retirada do catéter implantado quando foi submetido à quimioterapia para tratamento de um câncer. Segundo a assessoria do ex-presidente, a internação já era prevista. Lula terminou recentemente o tratamento contra um câncer na laringe, detectado em outubro do ano passado.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Luiz Carlos da Cruz.

Publicidade