A desaprovação ao governo Lula subiu de 49% em setembro para 52% em dezembro, enquanto a aprovação caiu de 45% para 42%, segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira. A diferença contra o governo, que em setembro era de quatro pontos percentuais, passou para dez pontos percentuais. Não sabem ou não opinaram 6% dos entrevistados.
A pesquisa também mostrou que caiu levemente a confiança no presidente da República. Em setembro, 44% confiavam em Lula, índice que caiu para 43% em dezembro. Não confiavam no presidente 51%, índice que subiu agora para 53%. Não sabem ou não opinaram 4%.
Já a avaliação do governo ficou com saldo negativo de 3 pontos, o mesmo índice da pesquisa de setembro. A avaliação está estável, sendo que as pessoas que consideram o governo ótimo ou bom ficou em 29%, o mesmo percentual de setembro. Já o percentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo ficou em 32%, também o mesmo de setembro, enquanto a avaliação regular subiu de 36% para 37%. Não sabem ou não opinaram 2%.