"Vamos dar o parecer e votar na Executiva no dia 11, mas a tendência é pela expulsão."
Ademar Traiano, presidente do Conselho de Ética do PSDB, depois de receber na sexta-feira a defesa do deputado Luiz Nishimori, ameaçado de expulsão.
Argumentos Em sua defesa, Nishimori pede a dissolução do Conselho de Ética porque teria sido montado sem obedecer a lei e, portanto, não teria poder para julgar o pedido de expulsão. O deputado também pede a anulação da resolução que decidiu que o partido deve ser oposição porque não foi aprovada através de convenção e que seja considero nulo o fechamento de questão a favor de requerimentos da oposição porque não teria sido definido pela maioria do diretório estadual.
Dúvidas O Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública ajuizou três ações civis públicas contra a Secretaria de Saúde envolvendo a compra de medicamentos. O comunicado foi feito pelo Ministério Público em resposta ao requerimento do presidente da Comissão de Saúde da Assembléia, Ney Leprevost. Ele questionou a existência de algum processo contra o governo. Amanhã, o deputado pretende enviar outro ofício pedindo maiores detalhes.
Pergunta O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, participa de reunião na quarta-feira, às 13h30, na Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa. Ele vai explicar o motivo da resistência do governo em transformar em lei a proposta de deputado Mauro Moraes (PMDB) de reduzir de 80% para 40% o percentual sobre coleta e tratamento de esgoto. O mesmo projeto já foi apresentado pelo deputado no mandato passado, mas foi vetado pelo governador.
PAC Na terça, Stênio Jacob falará na "Escolinha de Governo" sobre os investimentos que o estado vai fazer dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as metas do saneamento básico para os próximos quatro anos.
Ameno A reunião da equipe de governo deve ser amena, como já registrada na semana passada, pois o mestre, governador Roberto Requião, ainda não terá voltado para o Brasil. Requião e sua comitiva ficam na França até terça-feira e voltam ao Paraná somente na quarta-feira.
ONGs O advogado Gustavo Justino de Oliveira, presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná, vai lançar o livro "Terceiro Setor Empresas e Estado" na Câmara dos Deputados. O lançamento será na quarta-feira, no salão nobre da Câmara.
Estufa O deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Luiz Eduardo Cheida (PMDB), quer transforar a Assembléia Legislativa no primeiro "parlamento carbono neutro" do Brasil, com o plantio de árvores que possam seqüestrar da atmosfera a mesma quantidade de gases emitidos. A comissão vai se reunir na próxima semana para iniciar um estudo sobre a quantidade de emissões geradas por deputados, assessores e funcionários e propor medidas que neutralizem essas emissões.
Carros Como exemplo de ações dos deputados, que contribuem para o efeito estufa, Cheida cita a queima de combustíveis dos veículos, consumo de energia elétrica nos gabinetes, papel consumido e clipes de papel fabricados pela indústria siderúrgica.
Prêmios Enquanto o projeto de lei que impede a criação de novos prêmios não é votado na Câmara Municipal de Curitiba, os vereadores aproveitam. Nesta semana foi aprovado o prêmio Ecologia e Ambientalismo para personalidades que se destacaram na área em 2006. Existem hoje 22 prêmios na casa, que custam R$ 100 mil por ano aos cofres públicos.
Pinga-fogo
A deputada estadual Cida Borghetti (PP) participou da XI Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, nesta semana em Porto Alegre (RS) e foi eleita integrante da nova diretoria, na gestão 2007/2008 O novo presidente da entidade é o deputado estadual Alexandre Postal (PMDB-RJ) O Tribunal de Contas do Paraná (TC) condenou o prefeito de Engenheiro Beltrão, José Dalpont (PMDB), a reembolsar R$ 9 mil aos cofres públicos Em 2000, no primeiro mandato de Dalpont, um funcionário público pegou um veículo do município, que não era segurado, e se envolveu em um acidente O TC entendeu que houve improbidade administrativa e enviou o caso ao Ministério Público Segundo o assessor jurídico do município, Marcelo Dalpont Gazzola, a prefeitura vai recorrer "O prefeito não autorizou o funcionário a dirigir o veículo, e ele não estava a serviço da prefeitura quando ocorreu o acidente", disse.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa