Os 27 ministros presentes no pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeram nesta terça-feira (3), por aclamação, o ministro Ari Pargendler para presidir o colegiado até 2012. Para vice, foi escolhido o ministro Félix Fischer. A partir do dia 3 de setembro, Pargendler substitui o atual presidente, ministro Cesar Asfor Rocha.
Rocha está na lista dos cotados para preencher a vaga deixada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Eros Grau, que teve a aposentadoria oficializada nesta segunda-feira (2). A indicação para o cargo é feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não tem data para acontecer.
Na mesma sessão, os ministros do STJ elegeram a ministra Eliana Calmon para substituir Gilson Dipp no comando da Corregedoria Nacional de Justiça. Para assumir o mandato de dois anos, a ministra ainda terá de ser sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.
Os senadores tem prazo de 30 dias para realizar a sabatina e referendar o nome em plenário. A nomeação da nova corregedora de Justiça será oficializada pelo presidente da República.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025