Uma falsa mensagem eletrônica que usa como tema o acidente com o avião da companhia aérea Gol, ocorrido no último dia 29 de setembro, está circulando na internet brasileira e pode pegar usuários de computador desprevinidos, alertou nesta terça-feira a consultoria de segurança internacional Websense.
De acordo com a empresa, o e-mail malicioso traz como conteúdo endereços de internet (links) falsos que levariam o usuário a supostas fotos do local do acidente com o Boeing 737, ocorrido ao norte do Mato Grosso. Segundo a consultoria, o falso site para o qual os usuários são direcionados aciona o download de um Cavalo-de-Tróia (trojan ou spyware), programa usado por crackers - hackers do mal especializados no roubo digital de dados - para deixar o computador vulnerável.
Sem o conhecimento do usuário, alertou a empresa, o programa é instalado e permite o roubo de senhas e qualquer dado financeiro relevante, ação conhecida como "phishing".
Para evitar ataques, a empresa alerta para a necessidade de atualizar programas antivírus e antispyware.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime