O presidente do PTB do Paraná, Alex Canziani, pretende firmar um protocolo de aliança com o PPS no dia 30 de maio. As conversas entre os dois partidos estão adiantadas para as eleições de outubro. Já o presidente nacional do PTB, Flávio Martinez, se reuniu no fim de semana com o senador Alvaro Dias (PSDB) para discutir a sucessão estadual e as possibilidades de coligação.
Suspeita O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado estadual José Domingos Scarpellini (PSB), está defendendo que a Promotoria de Investigação Criminal e a Polícia Federal investiguem a Associação Brasileira de Combate à Falsificação. A entidade, segundo ele, representa grupos multinacionais e estaria "aterrorizando" pequenos empresários do ramo de pneus. "Eles se apresentam com poder de polícia e apreendem estoque em nome do Ministério da Justiça e da PIC", disse.
Urgente O deputado estadual Geraldo Cartário (PMDB) apresentou requerimento pedindo providências ao secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, para coibir a violência em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana. Foram 17 mortes violentas em pouco mais de um mês e 1,6 mil inquéritos policiais estão parados. "Os crimes continuam sem que ninguém seja punido", disse.
Sondagem O PSDB do Paraná está eufórico com as últimas pesquisas encomendadas a um instituto paulista sobre a sucessão estadual. O presidente do partido, Valdir Rossoni, diz que os números revelam que a indefinição da escolha do candidato da oposição não está atrapalhando o projeto eleitoral dos tucanos porque o governo vem cometendo muitas falhas. "O grande adversário do Requião é o próprio Requião", afirma. Mesmo assim, Rossoni tem pressa em anunciar o mais rápido possível um candidato.
Plano B O PSDB continua apostando na candidatura a governador de Osmar Dias(PDT), mas o deputado estadual Valdir Rossoni garante que o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) está "preparadíssimo" para a missão, se for preciso. Os dois participaram ontem de uma reunião da cúpula do PSDB.
Repeteco O presidente estadual do PT, André Vargas (PT), considerou uma "cortesia com chapéu alheio" o anúncio de liberação de recursos para patrulhas mecanizadas que será feito hoje pelo governador Roberto Requião (PMDB) a prefeitos durante a reunião semanal do secretariado. Vargas jura que presenciou o mesmo anúncio feito pelo presidente Lula (PT), em Brasília, durante a marcha dos prefeitos, no mês passado.
Denúncia A corregedoria do Tribunal de Contas do Paraná (TCU) vai investigar eventuais irregularidades nas parcerias feitas entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e 842 associações de sem-teto, para fazer casas populares no estado. O pedido foi feito pelo procurador-geral Gabriel Guy Léger, no último dia 3, que protocolou uma representação com base nas denúncias publicadas pela Gazeta do Povo. Nela, o procurador pede ainda informações à Caixa Econômica Federal e à Nossa Caixa sobre contas abertas por três associações. Há notícias de que há outra conta no Banco Itaú.
Creches A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal estará hoje na Secretaria de Governo para discutir a implementação do orçamento na ampliação de 15 Centros Municipais de Educação Infantis. O orçamento municipal aprovado teve emendas apresentadas pela Frente Parlamentar em Defesa da Infância, composta por diversos vereadores. As emendas ao orçamento, aprovadas no fim de 2005, prevêem a ampliação de 15 creches. Juntas, elas totalizam investimentos de mais de R$ 1,2 milhão.
Habitação Deve ser votado hoje na Câmara de Curitiba um projeto de lei do vereador Felipe Braga Côrtes (PMDB) que separa 5% dos imóveis da Cohab Curitiba para profissionais atuantes na área de segurança pública. Seriam beneficiados policiais militares, civis e integrantes da guarda municipal.
Parcerias A vereadora Professora Josete (PT) está questionando o projeto de parcerias público-privadas (PPPs), apresentado pela prefeitura de Curitiba à Câmara Municipal. "Esse tipo de parceria consiste numa condenável transferência de recursos do poder público para o setor privado", afirma a vereadora que defende que a prefeitura assuma diretamente suas atribuições, sem intermediários.
Pinga-fogo
* "O partido que retira a candidatura, sai quebrado na eleição"
* A frase é do vereador Jorge Bernardi (PDT), sobre a possível aliança do seu partido com o PPS, com a confirmação de Rubens Bueno (PPS) de que será candidato no Paraná, mesmo com a união nacional dos dois partidos
* O deputado André Vargas se reuniu no começo da tarde de ontem com o senador Flávio Arns (PT) e o presidente estadual do PSB, Severino Araújo
* Em pauta, a sucessão estadual e uma possível composição com o PSB
* Presidente estadual do PT, o deputado André Vargas vê com bons olhos uma coligação no plano estadual a exemplo do que deve ocorrer em Brasília.
Deixe sua opinião