• Carregando...

Banco Mundial quer nomear seu presidente até 20 de abril

O Banco Mundial informou nesta sexta-feira que fixou 20 de abril, quando será aberta sua assembleia semestral, como data limite para nomear seu novo presidente, em substituição a Robert Zoellick

Leia matéria completa

Artigo publicado nesta sexta-feira (17) no site do jornal financeiro britânico "Financial Times", assinado pelo professor Gregory Chin, da Universidade de York (Canadá), defende o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como sucessor a Robert Zoellick à frente do Banco Mundial.

O professor afirma que Lula agradaria tanto a países dos hemisférios sul quanto norte e lembra dos questionamentos feitos pelo brasileiro no G20 aos líderes que mal administraram a economia mundial. "O simbolismo da nomeação de Lula não seria facilmente esquecida", define.

"Com Lula na presidência, o Banco seria comandado por alguém que lutou de forma corajosa pela democracia, igualdade e justiça social. Haveria um acordo, nesse nível, sobre o modelo de governança", afirma ainda, em tom elogioso.

Por fim, o professor sugere que a escolha deveria girar "em torno de alguém com credenciais similares e até mesmo iguais" ao do ex-presidente.

O Banco Mundial lançou nesta sexta o processo de seleção do novo presidente que deve ser eleito até abril. Os nomes devem ser apresentados até 23 de março e dela sairá uma lista com três candidatos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]