O artista plástico pernambucano Romero Britto presenteou nesta segunda-feira (24) a presidente Dilma Rousseff com um quadro feito por ele. A pintura, que utilizou a técnica acrílico sobre tela, retrata o rosto de Dilma com cores fortes, marca do artista. No quadro, a presidente aparece com um coração verde na bochecha direita e um meio círculo roxo, na esquerda.
Eu ofereci o meu trabalho para ela e para o povo brasileiro, que é esse colorido, essa alegria, que retrata o momento que o Brasil está vivendo", disse.
Eleitor de Dilma, Britto disse estar feliz pelo país ter uma mulher presidente. Ele afirmou esperar uma atenção especial às artes no novo governo.
"A presidente me recebendo aqui mostra o grande interesse dela pelas artes", disse.
A obra de 1 metro por 1,5 metro começou a ser feita em março de 2010, depois que o artista conheceu Dilma na inauguração do Hospital da Mulher, no Rio de Janeiro. Em janeiro, Britto publicou a pintura como um anúncio de página inteira em uma edição do "The New York Times Magazine", revista semanal do jornal norte-americano "The New York Times".
Britto disse que Dilma ainda não decidiu onde vai pendurar o quadro. "Com certeza será num lugar muito especial", afirmou ele. "Fiquei muito emocionado em saber e muito feliz em saber que ela gosta da minha arte", disse.
O encontro de Britto com a presidente foi acompanhado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda. "Ela [Dilma] ficou apaixonada. O retrato dele é muito alegre, muito lindo. A cara do Brasil", afirmou a ministra.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura