A Assembleia Legislativa abriu oficialmente ontem o processo para escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TC). A expectativa é que a eleição ocorra entre os dias 15 e 17 de julho, na última semana de sessões antes do recesso parlamentar. Para ficar com a vaga de Hermas Brandão, recém-aposentado compulsoriamente por ter completado 70 anos, os nomes mais cotados são os dos deputados estaduais Fabio Camargo (PTB) e Plauto Miró (DEM).
O prazo para inscrições à vaga deve se estender de hoje até a próxima segunda-feira. Depois disso, uma comissão especial formada por cinco parlamentares vai analisar cada inscrição nos três dias subsequentes entre terça-feira e quinta-feira da semana que vem. Os candidatos declarados aptos passarão por sabatina em sessão aberta.
Votação
Após as sabatinas, uma sessão especial deverá ser convocada em 48 horas para a escolha do conselheiro. A votação é secreta, em discussão única. Para se candidatar, é necessário ter mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade, idoneidade moral e reputação ilibada.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião