Precatórios
Os deputados também aprovaram ontem o projeto do governo que muda de mãos a responsabilidade de fazer o cálculo atualizado do valor do precatório envolvido numa negociação: da Câmara de Conciliação do Executivo ao Tribunal de Justiça. A proposta também permite que, se o precatório apresentado for rejeitado por razões como iliquidez, suspensão por decisão judicial ou problemas ao crédito, ele poderá ser substituído por outro precatório. A matéria ainda precisa ser votada em redação final.
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou ontem, em definitivo, o projeto de lei do governo do estado que institui parcelamento especial de dívidas de ICMS e do ITCMD (o imposto sobre heranças e doações). Pela proposta, os débitos de ICMS poderão ser parcelados em até 84 meses em vez de no máximo 60 meses, como é hoje. Já o parcelamento máximo das dívidas de ITCMD saltará de 20 para 36 vezes.
O texto estipula ainda que o valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 1 mil e que eventuais multas e juros já existentes não serão dispensados do pagamento. A estimativa do Executivo é que até R$ 50 milhões entrem no caixa estadual graças à medida. "Queremos fazer uma limpa nas ações que correm na Justiça e, ao mesmo tempo, ter um bom resultado financeiro com a entrada de recursos no caixa", justificou o líder do governo na Assembleia, o deputado Ademar Traiano (PSDB).
Assim que a matéria for sancionada o que deve ocorrer até o fim desta semana , os contribuintes em dívida com o estado terão de formalizar um acordo com a Receita até o próximo dia 16 de dezembro. Esses acordos deverão ser costurados durante a Semana Nacional de Conciliação, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vai ser realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro. A expectativa é que ocorram mais de 6,2 mil audiências de conciliação em 104 comarcas do estado.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Deixe sua opinião