Os deputados estaduais aprovaram ontem o projeto que garante aos professores da rede estadual de ensino meio-ingresso em casas de diversões e espetáculos. A proposta, de autoria do deputado estadual Nereu Moura (PMDB), abrange professores em atividade, licenciados ou aposentados e foi aprovada em segunda discussão.
Segundo Moura, é uma forma de valorizar e estimular os professores a freqüentar os eventos culturais, esportivos e de lazer. "A educação e o aprendizado se dão através de trocas de experiência e a soma de conhecimentos", disse o deputado.
A proposta, segundo ele, também é um incentivo ao aprimoramento cultural, "indispensável à função do educador". Para ter direito ao pagamento de meia-entrada o professor deverá comprovar sua profissão, mediante apresentação de Carteira de Identificação Funcional, que será fornecida pela Secretaria da Educação.
O projeto ainda depende da votação final e depois será encaminhado para ser sancionado pelo governador.
Vetos
Os deputados mantiveram ontem o veto do Poder Executivo ao projeto que dispõe cria um programa permanente de plantio de árvores pelos estudantes do ensino fundamental da rede pública, e veto parcial ao projeto que cria o Programa de Captação de Água da Chuva. Os vetos, votados em bloco, foram mantidos por 24 dos 34 deputados presentes à sessão plenária.