Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (17) o Projeto de Lei 262/14, de autoria do Executivo estadual, que mexe no quadro de investigadores da Polícia Civil do Paraná. Com a decisão, serão fechados 65 postos de trabalho do quadro de investigadores de 4ª classe, que passa a contar de 1.172 para 1.107 vagas. Ao mesmo tempo, serão criadas 65 vagas para o quadro de investigadores iniciantes (5ª classe), cujos postos passam de 1.465 para 1.530.
Com a readequação, o efetivo policial permanece inalterado e 65 pessoas que prestaram concurso em 2009 poderão ser chamadas. No projeto, o governador Beto Richa (PSDB) justifica a mexida no corpo policial afirmando que, assim, haverá o ingresso de novos policiais, "que devem suprir diversas lacunas existentes em nossas delegacias, especialmente em municípios do interior, onde a carência de servidores policiais civis é evidente."
Prejuízo em médio prazo
Para o Sindicato dos Investigadores de Polícia do Paraná (Sipol-PR), a manobra representa um prejuízo em médio prazo. "Isso dificulta a promoção dos investigadores de 5ª classe, já que o quadro de funcionários da 4ª classe foi reduzido. Uma promoção, que antes levava três anos, pode levar até seis anos agora", explica Roberto Ramires Pereira, presidente do Sipol-PR.
Pereira ressalta que o sindicato é favorável à contratação de investigadores, mas desde que a ação não prejudique outros servidores. Contudo, André Gutierrez, presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol-PR), frisa que, com o novo Estatuto da Polícia Civil, que está para ser votado ainda este ano como projeto de lei, a promoção não será influenciada dessa maneira.
"A estrutura de promoção não será mais piramidal. Não haverá limitação de vagas por classe. Vai, sim, existir um total de vagas para promoção a cada cinco anos, que pode ser preenchido com policiais de qualquer classe", conta Gutierrez.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião