A Assembleia Legislativa do Pará realizou nesta segunda-feira (18) a devolução simbólica do mandato de políticos cassados pela ditadura militar (1964-1985), seguindo iniciativa da Câmara dos Deputados e do Senado no fim do ano passado. Foram homenageados um ex-governador, um ex-vice-governador e dez deputados estaduais. Desses doze, apenas dois estão vivos e compareceram à sessão. Os demais foram representados por familiares.
O ex-governador do Pará que recebeu simbolicamente o mandato de volta foi Aurélio do Carmo, hoje com 91 anos, que havia sido eleito em 1960 pelo então PSD, mesmo partido do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961). Ele foi deposto em 1964 pelo regime militar.
O outro homenageado ainda vivo foi o ex-deputado estadual Amilcar Moreira, 82, que também era do PSD e depois integrou o PMDB, único partido de oposição durante o regime militar.
O pai do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), Laércio Barbalho, também estava entre os homenageados, pois era deputado estadual pelo PSD e foi cassado em 1964.A sessão teve caráter apenas simbólico. A Assembleia Legislativa do Maranhão também realizou iniciativa semelhante no mês passado.
Senado aprova regulamentação da reforma tributária; texto volta para a Câmara
Câmara reacende debate sobre voto impresso: o que diz o projeto aprovado pela CCJ
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Lula precisa passar o cargo para Alckmin enquanto está internado? Veja o que diz a Constituição