O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Valdir Rossoni (PSDB), instala, na manhã desta terça-feira (6), cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) aprovadas pela Casa. São elas: a CPI dos Grandes Devedores de Tributos; das Pesquisas Ibope nas Eleições 2012; dos Planos de Saúde; das Operadoras de Telefonia Móvel e a das Obras da Copa 2014.
O anúncio de instalação das CPIs foi feito durante a sessão plenária desta segunda-feira (5). As legendas e blocos partidários representados na Alep também já indicaram os membros das respectivas Comissões.
Fila de espera
Com o funcionamento simultâneo de cinco Comissões, número máximo de acordo com o Regimento Interno da Casa, a CPI dos Síndicos e Administradores dos Processos de Falência e Recuperação Judicial e a CPI dos Pedágios ficarão na fila de espera.
Segundo Rossoni, o objetivo agora é garantir celeridade aos processos de inquérito parlamentar e dar condições de atuação rápida aos membros das comissões. "Temos que dar rapidez a estes pedidos de CPIs, bem como ao seu funcionamento. Instalamos amanhã (terça) as cinco para que trabalhem e possam, em seguida, dar espaço para as outras comissões", disse.
Pedágio
A ideia de criar uma nova CPI do Pedágio foi levantada há três semanas pelos deputados Cleiton Kielse (PEN) e Nelson Luersen (PDT). O requerimento para a abertura da CPI foi protocolado na última terça-feira (30) e contou com a assinatura de 24 deputados estaduais. Porém, a comissão parlamentar não será instalada porque já existem cinco CPIs abertas no Legislativo.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião