Acontece neste momento a sessão do Senado que julga a manutenção ou não da prisão do líder do governo na Casa, senador Delcídio Amaral (PT-MS). Para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a votação deveria ser secreta. Os senadores, porém, decidiram pela votação aberta.
Delcídio Amaral foi preso na manhã desta quarta-feira (25) pela Polícia Federal. A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) depois que o Ministério Público Federal (MPF) apresentou evidências de que ele tentava conturbar as investigações da Operação Lava Jato .
O parlamentar teria sido flagrado na tentativa de destruir provas contra ele e prejudicar as investigações.
A prisão dele foi a primeira na história em que um senador brasileiro foi preso no exercício do cargo. De acordo com a Constituição, cabe ao Senado votar se mantém ou não a prisão preventiva do parlamentar.
Gravação
Em conversa gravada, Delcídio Amaral indicou influência junto à presidente Dilma Rousseff e a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar conseguir a libertação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e Renato Duque. Na reunião, o congressista conversa com o advogado Edson Ribeiro e com Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor.
Na fala, Delcídio diz que conversou com os ministros do STF Dias Toffoli e Teori Zavascki, relator da Lava Jato, sobre o habeas corpus para os dois.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião