O astronauta brasileiro Marcos Pontes, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams começaram nesta quinta-feira a responder aos exames técnicos prévios à viagem à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Cosmonautas Yuri Gagarin da Rússia.
Marcos Pontes será o primeiro brasileiro a ser submetido aos testes. Será uma prova decisiva porque deverá responder em russo a perguntas teóricas e práticas relacionadas com o vôo diante de uma comissão de especialistas do programa espacial russo.
Farão os testes por precaução o russo Fedor Yurchíjin e o americano Michael Fincke, candidatos da expedição reserva e que viajarão à ISS caso alguns dos homens da equipe titular seja retirado do programa espacial.
O reserva de Marcos Pontes é o cosmonauta russo Serguei Bolkov, que também será submetido a exames teóricos e práticos hoje.
Divididos em duas partes, a titular, composta por Vinogradov, Williams e Pontes, e a suplente, por Yurchíjin, Fink e Bolkov, os cosmonautas mostrarão o funcionamento dos sistemas vitais dos módulos russos Zvezdá e Zaria, em maquetes idênticas às reais.
Em outra maquete que reproduz os sistemas de navegação e controle das naves Soyuz-TMA, os cosmonautas simularão as operações prévias ao lançamento e manobras de acoplamento e desenganche.
Além disso, os cosmonautas deverão enfrentar situações simuladas de emergência, como incêndios, perda da pressão atmosférica, corte de energia elétrica e outros imprevistos.
Em função dos resultados das provas, que serão realizadas até esta sexta-feira, analistas do centro Gagarin optarão por recomendar ou não os tripulantes analisados à Comissão de Vôos Espaciais da Rússia, última instância responsável pela autorização de missões.
De acordo com o programa de vôo, a ISS-13 viajará à ISS a bordo da nave Soyuz TMA-8, que será lançada no próximo dia 30 no centro espacial Baikonur, na república do Cazaquistão, na Ásia Central.
A missão da ISS-13 é substituir os cosmonautas da 12ª expedição integrada pelo russo Valeri Tokariov e o americano William MacArthur, no espaço desde outubro passado.
Caso seja aprovado o vôo da expedição titular, Vinogradov e Williams ficarão na ISS ao menos por seis meses, e Pontes, após permanecer a bordo oito dias, voltará à Terra em companhia de Tokariov e McArthur em 9 de abril a bordo da Soyuz TMA-7.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião