O magistrado Athos Pereira Jorge Junior, 56 anos, foi eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em sessão do pleno do órgão nesta segunda-feira (25). O novo juiz ocupará a vaga da desembargadora Dulce Maria Cecconi, que se aposentou no final de julho deste ano. A data de posse ainda não foi definida.
Natural de Curitiba, Jorge Junior se graduou em Direito em 1981 pela Faculdade de Direito de Curitiba e iniciou sua carreira em 1989 como juiz substituto em Laranjeiras do Sul. Depois passou pelas comarcas de Curiúva, Cruzeiro do Oeste e Umuarama. Na capital paranaense, desde a metade de 1995, já atuou no 4º Juizado Especial Criminal e no 14º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda. Atualmente está na 1ª Vara de Delitos de Trânsito de Curitiba. "É uma alegria chegar ao ápice da carreira no estado", conta Jorge Junior, que comemora 25 anos dedicados à magistratura em setembro de 2014.
Lista tríplice
O tribunal também definiu a lista tríplice dos indicados pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) à vaga de desembargador pelo quinto constitucional, um dispositivo que destina 20% das vagas existentes nos Tribunais de Justiça a advogados e membros do MP-PR.
Foram escolhidos os promotores Guilherme Freire de Barros Teixeira e Luciane Evelyn Cleto Melusso Teixeira, e o procurador João Henrique Vilela da Silveira. Também concorriam os promotores Joel Carneiro da Silva Filho e Marcos Cristiano Andrade. Agora, a lista tríplice será encaminhada ao governador Beto Richa (PSDB), a quem cabe nomear o novo integrante do tribunal. O escolhido ocupará a vaga deixada pelo desembargador Lidio Rotoli de Macedo, que se aposentou em julho.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais